Dólar: Apesar de salto da inflação dos EUA, câmbio tem queda atento à Selic

Apesar da inflação dos Estados Unidos mostra um salto maior do que o esperado, o dólar tem queda nesta quinta-feira (10) com os investidores atentos à próxima reunião de política monetária do Banco Central do Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Por volta das 11h20, o dólar tinha queda de 0,43%, negociado a R$ 5,04. A inflação norte-americana teve alta de 0,6% em maio, acima do consenso de 0,4% e da leitura anterior de 0,8%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na base anual, o indicador acumulou alta de 5%, acima das expectativas de 4,7% e da leitura de abril de 4,2%.

É válido lembrar que a inflação pressiona os títulos nacionais dos EUA (Treasuries) que, por sua vez, pressiona a volatilidade do dólar.

“O índice veio, de fato, mais forte que o esperado, porém sua composição merece destaque. Bens continuam acelerando ainda pelo descasamento de oferta e demanda da reabertura da economia, enquanto a alta de serviços se deve principalmente a transportes”, analisou o economista-chefe do banco digital modalmais, Felipe Sichel.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Avaliamos que o Federal Reserve (Fed) continuará com a retórica de inflação transitória a espera de dados mais fortes e contínuos sobre inflação e mercado de trabalho”, concluiu o economista-chefe.

Além disso, os EUA também divulgaram um aumento de 376 mil pedidos de seguro-desemprego iniciais na última semana, acima da expectativa de 370 mil e da leitura anterior de 385 mil.

Investidores brasileiros acompanham próximos desdobramentos da Selic

No cenário interno o destaque é a taxa básica de juros do Brasil (Selic). A inflação do país, a maior em 25 anos, surpreendeu boa parte do mercado e causou desconforto ao Banco Central que, na próxima semana, decide os rumos da Selic para os próximos meses.

O Comitê de política Monetária (Copom) já havia se comprometido com um novo aumento de 0,75%, o que elevaria a taxa para 4,25%.

No entanto, o mercado está atento ao próximo comunicado, esperando se vai ser retirado o trecho “ajuste parcial”, o que significa que a Selic poderá subir além dos 6,5% esperados para o final deste ano.

Última cotação do dólar

Na última sessão, quarta-feira (9), o dólar encerrou em alta de 0,69%, negociado a R$ 5,09.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião