Demanda de petróleo, carvão e gás natural atingirá seu maior nível até 2030, diz AIE

A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que a demanda de petróleo, carvão e gás natural estão previstas para atingir o seu nível mais alto até 2030, daqui a cerca de sete anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo o novo relatório de projeções da agência sobre o uso de combustíveis fósseis nas três categorias, divulgado nesta terça-feira (24), “juntamente com a implantação de alternativas de baixas emissões, o ritmo a que novos ativos que utilizam combustíveis fósseis estão sendo ao sistema energético abrandou”.

O documento, entretanto, também chama atenção para os projetos de energia limpa, que enfrentam “obstáculos” nos mercados devido à inflação dos custos, gargalos na cadeia de oferta e custos de financiamento mais elevados em comparação com o preço do petróleo, carvão e gás natural, por exemplo.

A análise aponta que o fim da era de crescimento dos combustíveis fósseis não significa o fim do investimento em petróleo e outras categorias, “mas enfraquece a justificação para qualquer aumento nas despesas”.

Para suas previsões, a AIE projeta três cenários:

  • O cenário de Políticas Declaradas (STEPS), que fornece perspectiva baseada nas configurações políticas mais recentes;
  • Promessas Anunciadas (APS), que pressupõe que todas as metas nacionais em matéria de energia e clima definidas pelos governos sejam cumpridas na íntegra e dentro do prazo;
  • Emissões Líquidas Zero até 2050 (NZE), que limita o aquecimento global a 1,5 grau celsius.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Produção de energia limpa influencia na demanda por petróleo e outros combustíveis fósseis

De acordo com a agência, a energia limpa é o aspecto mais dinâmico do investimento energético global em todos os cenários, visto que a previsão é que haja um crescimento desse tipo de energia devido aos estímulos políticos e de mercado. “Em todas as projeções, a dinâmica por trás da economia de energia limpa é suficiente para produzir um pico na demanda por petróleo, carvão e gás natural nesta década, embora as taxas de declínio pós o pico variem amplamente”.

Porém, a AIE destaca que o corte de gastos com petróleo e gás não colocará o mundo no caminho certo para o Cenário NZE: “a chave para uma transição ordenada é aumentar o investimento em todos os aspectos de um sistema de energia limpa”.

Ainda, o relatório destaca que a volatilidade nos mercados energéticos destacou a importância de um “fornecimento acessível, fiável e resiliente”, principalmente nas economias em desenvolvimento, mais sensíveis aos preços.

“Os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento são responsáveis por quase 80% do crescimento global da procura de eletricidade no cenário de Políticas Declaradas, e por mais de dois terços nos outros cenários”, destacou a pesquisa, sobre a demanda de petróleo, carvão e gás no contexto internacional.

Com informações de Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião