Grana na conta

Datafolha: Bolsonaro 59%; Haddad 41%

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, manteve-se com uma ampla vantagem em relação ao seu adversário, Fernando Haddad (PT), na corrida eleitoral à Presidência.

Segundo o Datafolha, Bolsonaro aparece com 59% das intenções de voto, um ponto percentual a mais do que na última pesquisa. Fernando Haddad, por sua vez, tem 41%, um ponto percentual a menos no última pesquisa.

Por sexo

Bolsonaro continua tendo ampla vantagem sobre Haddad entre os entrevistados do sexo masculino. O capitão reformado aparece com 58%. O ex-prefeito de São Paulo, por sua vez, tem 32%

Entre as mulheres, a diferença é bem menor. Bolsonaro tem a preferência de 43% do eleitorado feminino, enquanto Haddad tem 39%.

Por região

Bolsonaro vence em todos as regiões do Brasil, menos no Nordeste. Nesta região, Haddad aparece com 53% das intenções de votos; Bolsonaro aparece com 31%.

O maior domínio de Bolsonaro, como já aconteceu na última pesquisa, é na região sul. Lá, o candidato do PSL tem 61%, contra 27% do petista.

Fidelidade e rejeição

Segundo o Datafolha, os eleitores de Bolsonaro são mais convictos do seu voto. 95% dos eleitores do candidato estão “completamente decididos” de seu voto. 89% afirmaram o mesmo do Haddad.

25% dos que disseram que votariam em branco sinalizam uma boa probabilidade de mudar o seu voto.

A rejeição do petista ultrapassou a de Bolsonaro e agora apresenta um índice de 54%, contra 41% do deputado federal.

Sobre a pesquisa

O Datafolha entrevistou 9.137 pessoas em 341 cidades de todo o Brasil. A pesquisa foi encomendada pela Folha e TV Globo e foi registrada no TSE com o número BR-07528/2018.

 

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião