Ícone do site Suno Notícias

Cosan (CSAN3) compra fatia de 4,9% da Vale (VALE3)

Vale (VALE3)

. Foto: Pexels.

A Cosan (CSAN3) divulgou nesta sexta-feira (7) que adquiriu 4,9% do total das ações ordinárias da Vale (VALE3). O valor aproximado da operação seria de R$ 17 bilhões, com base no fechamento do dia anterior.

A companhia informou ainda que pretende aumentar o percentual de participação na Vale, e que “buscará imediatamente a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para tanto”.

Segundo a Cosan, a operação foi financiada por uma combinação o de linhas de crédito que incluem a emissão privada de notas comerciais e um financiamento atrelado à instrumentos derivativos.

“Esse movimento é mais um passo na jornada de diversificação de portfólio da Companhia, investindo em ativos irreplicáveis nos setores em que o Brasil tem clara vantagem competitiva“, afirmou a Cosan.

A companhia informou ainda que realizará uma teleconferência pública com o mercado no dia de hoje, às 19h, para apresentar a operação. Interessados devem se inscrever no site de relações com investidores da Cosan.

Em entrevista concedida ao portal Pipeline, o CEO da Cosan, Luis Henrique Guimarães, disse que o investimento na Vale complementa a estratégia e o portfólio da holding para atuar em todos os mercados em que o Brasil detém diferenciais competitivos.

A Cosan já estava exposta, antes da Vale, a commodities agrícolas, com a Rumo (RAIL3), óleo e gás, com Raízen (RAIZ4) e Comgás (CGAS5), energias renováveis e créditos de carbono.

A mineradora vem para complementar o portfólio.

O CEO afirmou que a abordagem será amigável, com intuito de se aproximar do conselho e validar teses que justificam o investimento. “Não é hostil. Queremos ser bem-vindos”, disse.

Após o anúncio, as ações da Vale, que vinham subindo com força desde a abertura do pregão, perderam fôlego e, pouco antes do fechamento deste texto, subiam 0,24%, cotadas a R$ 75,73, próximo das 16h30. Já as ações da Cosan saíram de leilão figurando entre as maiores quedas do Ibovespa, cedendo 7,90%.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

Sair da versão mobile