Ícone do site Suno Notícias

Copom mantém taxa Selic inalterada em 15% ao ano pela 5ª reunião seguida

Selic. Foto: iStock.

Selic. Foto: iStock.

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (28) manter a taxa básica de juros da economia, a taxa Selic, em 15% ao ano. Esta é a quinta reunião consecutiva em que o Banco Central opta por manter os juros inalterados, no maior patamar em quase duas décadas.

A decisão marca a primeira reunião do Copom em 2026 e reforça a postura de cautela da autoridade monetária, mesmo diante das pressões do governo e de setores produtivos por uma redução do custo do crédito. A taxa Selic está no nível mais elevado desde julho de 2006.

Entre os principais fatores que sustentaram a decisão estão o risco de a inflação permanecer acima do teto da meta, as incertezas em torno do cumprimento do arcabouço fiscal e o cenário externo ainda desafiador, com juros elevados nos Estados Unidos.

Nesta quarta, o Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, decidiu interromper o ciclo do corte de juros e manteve as taxas inalteradas na faixa entre 3,50% a 3,75% ao ano.

Ciclo de cortes da taxa Selic deve começar em março

De acordo com o Boletim Focus divulgado na última segunda-feira (26), a projeção do mercado para a Selic ao fim de 2026 segue em 12,25% ao ano.

Apesar da manutenção dos juros nesta reunião, a expectativa quase unânime do mercado é que o Banco Central inicie o ciclo de flexibilização monetária no próximo encontro do Copom, em março. Analistas avaliam que, até lá, a autoridade monetária deve buscar sinais mais consistentes de desaceleração da inflação e maior previsibilidade no cenário fiscal antes de iniciar os cortes da taxa Selic.

Sair da versão mobile