Ícone do site Suno Notícias

Copel (CPLE3): Reajuste médio de 9,89% em tarifas é aprovado pela Aneel

A crise hídrica chama atenção pela gravidade e real possibilidade de racionamento de energia, prejudicando a recuperação econômica.

Foto: Pixabay.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste médio de 9,89% nas tarifas da Copel (CPLE3). A medida foi anunciada pela agência ainda nesta terça-feira (22).

Para os consumidores atendidos pela Copel em alta tensão, como indústrias, o efeito médio será de 9,57%. Já para os de baixa tensão, que inclui os residenciais, o impacto médio será de 10,04%. As novas tarifas entram em vigor a partir da próxima quinta-feira, dia 24.

A empresa é responsável pela distribuição de energia para 4,8 milhões de consumidores, considerando todos os grupos, como comerciais, rurais, residenciais e livres.

 Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Revisão tarifária da Copel

O reajuste é resultado da revisão tarifária da companhia, processo realizado pela agência reguladora para manter o equilíbrio econômico-financeiro das distribuidoras. A revisão é realizada periodicamente em intervalos de quatro anos.

O relator do processo, diretor Hélvio Neves Guerra, afirmou que como em outros setores, a pandemia da covid-19 impactou o setor elétrico e as distribuidoras de energia.

Ele ressaltou que a aprovação de reajustes das tarifas tem sido um desafio para a Aneel, mas que a agência tem conseguido mitigar os impactos sem recursos do Tesouro.

“Estamos lidando, principalmente, com as consequência da pandemia da covid-19 no setor elétrico e na população brasileira. A busca desse equilíbrio tem sido um exercício constante da agência, que tem se empenhado para garantir a sustentação das empresas, ao passo que procuramos mitigar efeitos econômicos do aumento de tarifas considerando momento de perda de renda”, afirmou.

Cotação de Copel

Atualmente, às 15h25 do pregão desta terça-feira (22), as ações da Copel estão cotadas a R$ 5,84, representando uma queda tímida de 0,68% no intradia.

Com informações do Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile