Commodities: Por que Rússia e Ucrânia mexem tanto com os preços?

A guerra entre Rússia e Ucrânia tem mexido com os preços das commodities no mercado internacional.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Menos de uma semana após as tropas russas terem invadido o território ucraniano, as cotações das commodities, especialmente do trigo e do milho, acentuaram um movimento ascendente que já existia no mercado devido a problemas climáticos na América do Sul e a crescente demanda por parte da China.

Por que os dois países influenciam tanto as cotações?

Milho e trigo são os dois grãos mais produzidos e mais comercializados do mundo. Juntos, os dois representam mais de 60% do comércio global das principais commodities alimentícias do mundo. Famosa por sua liquidez, a soja aparece apenas em terceiro lugar, seguida pelo arroz.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Nesse cenário, Rússia e Ucrânia ocupam posições de destaque tanto na produção. Indo além, ambos são os principais na exportações. Apesar de o milho fazer parte da dieta de grande parte da população, seu maior uso é na produção de ração para aves, peixes, bovinos e suínos.

Mesmo sendo a sexta maior produção mundial, a Ucrânia é o terceiro maior exportador de milho do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Argentina e uma posição à frente do Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Os ucranianos são responsáveis por mais de 17% do comércio internacional de milho, abastecendo principalmente a Europa e parte da Ásia. Já a Rússia, é apenas o décimo maior produtor global, porém, o sexto maior exportador.

No trigo, as posições se invertem. Individualmente, a Rússia é o maior exportador mundial do cereal, utilizado, basicamente, na alimentação humana. No ranking do comércio internacional, o país aparece atrás da União Europeia, porém, nenhum país do bloco europeu supera sozinho os embarques russos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

De todo o comércio de trigo do planeta, a Rússia responde, sozinha, por quase 17%. Na prática, de cada seis quilos de trigo negociados no mundo, um quilo é vendido pelos russos. Em termos de produção, a Rússia ocupa a quarta posição mundial e é responsável por produzir praticamente 10% de todo o trigo colhido no planeta.

A Ucrânia também tem um peso relevante no comércio global de trigo. O país é o sexto maior produtor e quarto maior exportador, atrás apenas da União Europeia, da Rússia e da Austrália. Os ucranianos comercializam mais de 11% do trigo do mundo, mais do que os Estados Unidos, que ocupam a quinta posição entre os maiores produtores.

Ver mais em Bloomberg Línea Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Bloomberg Línea

Compartilhe sua opinião