Thais Borges

Eliminando tarefas com o Tax Transformation 

Métodos tecnológicos estão se consolidando na área fiscal, trazendo agilidade e segurança para as operações diárias, ao mesmo tempo que reduzem os riscos e penalidades

Conhecendo a sofisticação que a tecnologia traz para diversos setores, seja trazendo o auxílio de robôs ou migrando processos para o universo digital, a área fiscal tem adquirido a mesma inspiração. Passando por mudanças, o ramo empresarial se expressa aberto para utilizar ferramentas tecnológicas no ambiente corporativo, especialmente em operações fiscais, a fim de enfrentar uma alta complexidade jurídica e tributária.  

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Tax Transformation é a solução moderna da vez, revelando-se uma verdadeira revolução para a área tributária, como sugere o próprio significado do termo em inglês: transformação tributária. Agregando valor e eficiência para os processos que envolvem toda a análise fiscal, a ideia principal é transformar as tarefas mecânicas e repetitivas em atividades otimizadas e automatizadas, como cálculos e conferência de dados, inserção manual de dados em planilhas e verificação da conformidade com as regras tributárias.  

Assumindo uma posição mais estratégica, a gerência de dados fiscais com o Tax Transformation tende a reduzir os custos do departamento tributário e promover a perspectiva de que essa área pode trazer lucro e credibilidade para o negócio.  

O setor tributário com uma nova roupagem: mais inovação e gerenciamento  

Dentre os maiores benefícios que podem ser pontuados ao mencionarmos o impacto do Tax Transformation, estão a eficiência, a velocidade e a segurança. Além de colaborar para resultados esclarecedores, a solução também possibilita que o dia a dia fiscal seja otimizado, economizando o tempo que costumava ser desnecessário e sem grandes contribuições para a gestão tributária.  

Superar os erros e dúvidas em processos como a classificação de mercadorias de acordo com o NCM, a duplicidade de cadastros, a relação de fornecedores e produtos, e as particularidades legais de cada Estado – visto as inúmeras interpretações distintas que um mesmo conceito pode desencadear -, são aspectos a serem resolvidos e organizados com uma solução tecnológica como o Tax Transformation.  

Em análises fiscais, garantir a leitura correta de dados é imprescindível e manter essa responsabilidade somente em processos manuais não condiz com a agilidade que a área também precisa. Logo, investir em uma metodologia digital e avançada provê as seguintes vantagens:  

– Atividades fiscais automatizadas, permitindo a redução do trabalho manual e ampliando a eficiência operacional de cálculos, preenchimento de formulários e construção de relatórios; 

– Erros minimizados, garantindo conformidade com as especificações tributárias e precisão de informações de modo a minimizar a incidência de multas e penalidades; 

– Rapidez de processamento, com a base de dados sempre atualizada, auxiliando com mais rapidez a tomada de decisões; 

– Mais transparência a partir da nitidez sobre transações fiscais e financeiras, sendo possível perceber riscos e oportunidades para o setor fiscal;  

– Custos operacionais reduzidos, simplificando processos e liberando recursos que podem ser direcionados para outras estratégias dentro da corporação;  

– Maior governabilidade e conformidade, facilitando a comunicação com especialistas fiscais e o cumprimento das regulamentações, além de fornecer clareza nas auditorias;  

– Mudança no Mindset da equipe, que começa a se valorizar e acompanhar os dados fiscais como verdadeiros analistas, trazendo insights e otimização de operações, ao passo que se desvinculam das atividades repetitivas. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A estrutura estratégica e transformadora para a área fiscal  

Compreender a criticidade dos desafios tributários vivenciados em uma organização é o primeiro passo para encontrar as soluções tecnológicas que irão mitigar os riscos futuros. Além disso, conhecer o tipo de estrutura ideal para implementar o Tax Transformation vai auxiliar na conquista e aliar a tecnologia com as operações fiscais.  

Todas as partes constituintes de uma análise tributária são importantes. Desde emissões de guias de recolhimento de impostos, armazenamento seguro de declarações fiscais até a parte de gestão e de precisão de dados para tomadas de decisão. Tudo engloba a infraestrutura de uma transformação tributária que deve ter como prioridades tópicos como planejamento, segurança, eficiência e transparência.  

Com o Tax Transformation, portanto, o controle de tarefas fiscais recebe uma alternativa de melhoria com novas tecnologias, sendo promissoras para a contribuição de exatidão, alta performance e segurança de dados, mesmo frente aos transtornos tributários que diferentes segmentos, normas de tributação e alterações em leis fiscais podem trazer. Para além de modernizar, a área tributária vivenciará uma nova postura, mais ágil, com mais robustez, valorização e planejamento, e o principal de todos os benefícios: reduzindo riscos operacionais e impulsionando a vida saudável e lucrativa da empresa. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Thais Borges

Compartilhe sua opinião