Silvia Alambert Hala

Empreendedoramente – 4 dicas para manter a sua saúde mental

Criar um plano de manutenção da saúde mental e bem estar é tão importante quanto construir o seu plano de negócios

Segundo o estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental, 72% dos empreendedores são direta ou indiretamente afetados por questões relacionadas à saúde mental, comparado a  apenas 48% dos não empreendedores. E como assegurar-se de que como empreendedor você está priorizando a sua saúde mental?

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-2.png

 

Ao escolhermos o caminho do empreendedorismo, não nos damos conta da complexidade que é a construção de um negócio: do marco inicial até a consolidação do negócio, a preocupação com uma hesitação na tomada de uma decisão até o compromisso com os colaboradores e suas famílias.

Assim, e sem percebermos, vamos nos atropelando e momentos de convivência familiar e entre amigos acabam ficando em segundo plano. Passamos a negligenciar setores importantes da nossa vida para nos dedicarmos de corpo e alma ao negócio e, dessa forma, sobrecarregamos a nossa mente com um grande volume de ideias e pensamentos de toda a ordem e acumulamos sentimentos que levam a um alto nível de stress e ansiedade que minam a nossa energia e afetam drasticamente a qualidade da nossa saúde mental.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Empreender não é uma escolha fácil e a única certeza é que cada empreendedor carregará o seu próprio pacote de desafios. Da mesma forma que você se sentirá encorajado a continuar empreendendo cada vez que você encontrar soluções para certos desafios, você também estremecerá e se questionará sobre a sua capacidade de empreender ao se deparar com outros.

A combinação desse turbilhão de fatores e emoções apenas significa que “empreendedores necessitam priorizar a saúde mental”, segundo a Dra. Dawn Brown, psiquiatra de adultos e crianças e CEO da ADHD Wellness Center & Mental Healthletics™, já que “cuidar de si em primeiro lugar significa obter uma versão mais feliz, mais produtiva e melhor de si mesmo.

O que fazer para encontrar o equilíbrio emocional:

1. Cuide de você e não apenas do negócio.

Claro que construir um negócio do zero tomará boa parte do seu tempo, mas quem já passou pela experiência, entende que se dedicar demasiadamente sobre o negócio e não colocá-lo em prática é a mesma coisa que não ter nada: apenas ansiedade e frustração. Além do mais, se todo negócio demanda um alto nível de energia, que tipo de esforço você conseguirá colocar no trabalho se sua saúde mental estiver prejudicada?

2. Não seja uma ilha.

Iniciar um negócio próprio não significa ser solitário. Ao contrário, ter a clareza de que você em muitos momentos precisará da ajuda de outras pessoas e cercar-se de pessoas e profissionais que você confia para poder pedir conselhos, informações, apoio ou até mesmo um ouvido pra desabafar ajudará muito no processo de construção do seu negócio sem que você perca a sua
sanidade mental. Construa a sua “rede de resgate” antes de precisar utilizar um sinalizador.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

 

3. Tire um tempo para você

Invista um pouco de tempo em alguma coisa que você adora fazer. Descubra uma atividade física ou um hobby que tenha um propósito para você e te proporcione prazer. Ainda que estar  envolvido na construção do seu negócio seja muito prazeroso, uma atividade física oxigena o cérebro e impacta na sua saúde mental.

4. Reserve uma hora de qualidade para se dedicar a quem importa para você

Muitos empreendedores mais experientes declaram que se dedicaram muito tempo a construir seus negócios, mas deixaram de ter horas de convívio prazerosos com a família.

Claro que o objetivo de todo empreendedor é crescer e prosperar, mas vale lembrar que àqueles que nos são valiosos, o que ficará são os momentos compartilhados e estes, uma vez que passam, não voltam mais.

Como empreendedor, tudo o que você deseja é ter uma história pessoal, profissional e financeira bem sucedida. Portanto, tão importante quanto construir o seu plano de negócios assim que você comece a pensar a possibilidade de empreender é importante criar também um plano de manutenção de sua saúde mental e bem estar.

Atitudes mentais positivas, além de manter a sua saúde mental em equilíbrio, ajudarão você a manter a confiança em si mesmo, para que siga firme no propósito de construção da sua história de sucesso.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Silvia Alambert Hala

Compartilhe sua opinião