Pedro Freitas

Por que você deveria se expor à China ?

Ficar de fora da economia que mais cresce na atualidade não parece uma boa estratégia.

A China é o celeiro de Bilionários e Unicórnios, disso ninguém duvida. Basta olhar para trás e veremos que entre 1981 e 2013, 850 milhões de chineses saíram da pobreza.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Estamos diante do maior êxodo econômico da história, ou seja, nunca antes na história da humanidade, conseguimos um feito social tão relevante. Segundo o relatório da International Poverty Reduction Center in China enviado à ONU, a China sozinha foi responsável por mais de 75% das conquistas na mitigação da pobreza no planeta.

Esse fato se explica no PIB, que entre os anos 80 e os dias atuais, cresceu mais de 50 vezes. A título de comparação, o PIB do Tio Sam (EUA) cresceu 8 vezes desde os anos 80.

Obviamente nos anos 80 a China era um país puramente rural, enquanto os EUA já ostentavam a principal posição econômica da histórica, porém isso não diminui o avanço chinês, ao contrário.

Para o Banco Mundial, por exemplo, já não é mais uma questão de “será que a China assumirá o papel de maior economia do mundo?”, mas sim “quando será que a China assumirá o papel de maior economia do mundo?”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vejamos então alguns dados peculiares sobre o PIB de algumas cidades chinesas em dólar:

  • Se falarmos de Guangzhou, temos o equivalente ao PIB da Suíça (524 bilhões);
  • se falarmos de Nanjing, teremos o equivalente ao PIB da Dinamarca (272 bilhões);
  • se falarmos de Shenzhen, teremos o equivalente ao PIB da Suécia (491 bilhões);
  • se falarmos de Suzhou, teremos o equivalente ao PIB da Áustria (440 bilhões)
  • para terminar, porque não citar Xangai, com seu PIB de 810 bilhões de dólares.

O mais impressionante é que esse ecossistema de crescimento é forjado em cidades, que sozinhas movimentam PIB equivalentes a países desenvolvidos.

Chegamos então a um ponto importante: como vamos nos expor a economia mais vigorosa da atualidade de forma prática e simples?

Algumas estratégias possíveis são as ADRs (American Depositary Receipts), que seriam os equivalentes aos BDRs (Brazilian Depositary Receipts) dos Estados Unidos.

Outra maneira é comprar o ETF XINA 11 listado na B3, que segue o índice MSCI China.

E fechando, temos a exposição através de BDRs de empresas chinesas, disponíveis na B3, exemplo: Alibaba (BABA34), Baidu (BIDU34), PetroChina (PTCH34) e Trip.com (CRIP34).

Independentemente da estratégia adotada, uma coisa é certa: ficar de fora da economia que mais cresce na atualidade não parece uma boa estratégia.

O mercado chinês tem ainda um potencial de crescimento desconhecido. Como dito no início deste artigo, estamos falando do país que mais produz bilionário e unicórnios.

Ou seja, se a seleção das melhores economias do mundo fosse montada para uma única partida, já teríamos um craque, responsável pelo maior número de gols já registrados na história, seu nome é China.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

 

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Compartilhe sua opinião