Marcos Correa

Fundos imobiliários valorizam de forma igual aos imóveis?

Antes de falarmos sobre valorização, é importante lembrar que fundos imobiliários também investem diretamente em imóveis e, portanto, sofrem os mesmos movimentos de valorização e desvalorização.

Antes de entrarmos no quesito valorização, precisamos relembrar que os fundos imobiliários também investem em imóveis diretamente. Portanto, eles também passarão pelos mesmos comportamentos de valorização e desvalorização.

Porém, devido ao porte deles e o constante crescimento, essa valorização pode não ser óbvia e nem imediata.

A dinâmica do valor de um imóvel envolve diversas coisas, como o custo de construção, estado da economia, índices econômicos, mercado imobiliário, ciclo imobiliário, qualidade do imóvel, localização do imóvel, entre outros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/07/Ebook-Fundos-Imobiliarios-Desktop.jpg

Tanto os imóveis de fundos imobiliários quanto aqueles investidos diretamente estão expostos a essas influências.

Sendo assim, bons fundos, assim como bons imóveis valorizarão com o tempo. E, por tempo, queremos dizer anos. Afinal, não é possível olhar o ciclo de um imóvel no curto prazo, pois as influências listadas acima podem permanecer por algum tempo no campo negativo.

Porém, existe um outro comportamento que “mascara” essa valorização. Com o tamanho dos fundos hoje em dia, eles já conseguem realizar vendas de imóveis para gerarem ganho de capital.

Essas vendas com lucro acabam fazendo com que o valor patrimonial do fundo seja reduzido, afinal, um imóvel foi vendido. Porém, a diferença do valor de compra e o valor de venda, que seria a valorização do imóvel, é entregue para os cotistas via rendimentos.

Sendo assim, se você olhar apenas o valor patrimonial de um FII para julgar se os imóveis estão valorizando, você pode ter um dado distorcido. É necessário comparar o retorno total (valorização + rendimentos) para saber o quanto determinado fundo conseguiu gerar de valor para seus cotistas.

Gostou desta edição? Envie seu feedback para sunocall@sunoresearch.com.br

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Marcos Correa

Compartilhe sua opinião