Entenda os benefícios da ginástica laboral
A Ginástica Laboral vem sendo inserida no dia a dia de milhares de pessoas, por meio de aulas de alongamento, mobilidade articular, fortalecimento, relaxamento e dinâmicas, podendo ser realizada no início, durante ou ao final da jornada de trabalho.
A cada dia, mais empresas observam a Ginástica Laboral como uma ferramenta estratégica para promoção da saúde de seus funcionários e prevenção de DORTS (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) e seus benefícios são evidenciados por diversas avaliações com os participantes. Há relatos de diminuição de dores corporais, maior disposição para o trabalho e maior integração entre as equipes.
Muitas empresas já retornaram para as atividades presenciais e estão desfrutando das aulas presenciais com um Profissional de Educação Física. As aulas de Ginástica Laboral são intervenções de curta duração, de 10 a 15 minutos por dia, não atrapalham a rotina de trabalho e são capazes de gerar muitos resultados positivos para a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.
Os principais objetivos dos Programas de Ginástica Laboral são diminuir/compensar a carga gerada pelo trabalho nas estruturas músculo-esqueléticas, melhorar percepção corporal, melhorar a postura, promover educação em saúde e estilo de vida ativo.
Os principais benefícios dessa prática são:
- Promove o combate e prevenção do sedentarismo e estresse do dia a dia;
- Melhora da flexibilidade, força, coordenação motora e equilíbrio;
- Melhora na mobilidade articular e postura;
- Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;
- Reduz a sensação de fadiga no final da jornada;
- Combate as tensões emocionais;
- Melhora a atenção e concentração nas atividades desempenhadas;
- Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe;
- Melhoria das relações interpessoais
O ideal é que a Ginástica Laboral seja orientada por um Profissional de Educação Física e praticada diariamente, seja através de aulas online ou presenciais, na empresa ou no home office. O mais importante é incluir esta prática na rotina diária e se beneficiar de tudo que ela pode oferecer.
Este artigo foi escrito em parceria com Cida Pereira Machado, fisioterapeuta e Diretora Executiva do Grupo Atitude