Ícone do site Suno Notícias
Leandro Herrera
Leandro Herrera

Digitalização precisa ser prioridade para todas as empresas

00Lidar com o novo nunca é simples e o cenário da pandemia fez com que novas formas e regras de trabalho precisassem surgir — mais de 87,5% das empresas do Brasil aceleraram seus projetos de transformação digital em 2020, de acordo com o estudo DT Index 2020.

Essa aceleração afetou todos os segmentos, e as organizações que se adaptaram mais rápido não só conseguiram manter suas culturas e valores no dia a dia de seus colaboradores, como alcançaram bons resultados ao longo dos últimos anos. As áreas mais tradicionais, porém, ainda estão descobrindo e se adaptando para manter o clima e a cultura da organização enquanto mudanças tecnológicas são implementadas.

Reestruturações de sucesso para digitalização envolvem tecnologia e pessoas como eixo principal. Assim, otimizar e transformar tarefas, equipes e processos representa uma vantagem importante. Algumas das iniciativas incluem priorizar investimentos em soluções para o trabalho remoto e home office, reinventar a forma de entregar produtos e serviços para clientes e colaboradores e aumentar os esforços para evitar ataques cibernéticos. Um exemplo disso é que, hoje, com um smartphone e alguns cliques, é possível solucionar problemas, gerenciar o time, acompanhar a empresa remotamente e receber informações úteis para a tomada de decisões, entre outras inúmeras ferramentas e funções disponíveis.

Este ano, com o aumento da vacinação e reabertura do comércio, é bem possível que passemos novamente por outra readequação na forma de trabalhar. Não só pelo retorno aos escritórios ou a adesão ao trabalho híbrido, mas pelas acelerações tecnológicas que vão exigir cada vez mais capacitações dentro do ambiente corporativo. Com a necessidade de mudança urgente, executivos de diferentes setores já traçam planos de continuar investindo em tecnologia. De acordo com o estudo “Covid-19 e o futuro dos negócios”, feito pela IBM (IBMB34) com mais de 3.800 executivos C-Level em 20 países e 22 setores, seis em cada vez empresas aceleraram projetos de digitalização e mais da metade (51%) dos executivos vai priorizar projetos desse tipo nos próximos dois anos.

Por outro lado, mesmo que a maior parte dos empreendedores e gestores saibam da importância da digitalização para diminuir a lacuna da empresa frente ao mercado, muitos ainda se mostram receosos na hora de seguir com ações diretas para isso. Apesar dos obstáculos, a ausência de soluções tecnológicas só vai fazer com que a organização fique para trás no mercado competitivo.

Com meios intuitivos e que ganham tempo para a equipe, é possível se adaptar até o ponto em que time e tecnologia se tornam aliados poderosos, mas ainda é preciso manter os colaboradores atualizados e bem capacitados nas habilidades e competências que estão cada dia mais em alta no mercado. A velocidade dessas muda tão rápido quanto o impacto das tecnologias.

Nos últimos dois anos, ficou ainda mais claro a necessidade de uma equipe adaptável e flexível, disposta a aprender em áreas críticas para a agilidade dos negócios, como software em nuvem, machine learning e segurança cibernética. Não existe uma fórmula mágica para a digitalização, mas sabemos que parte do problema não pode ser resolvido sem também reunir esforços no constante desenvolvimento das pessoas, principalmente daquelas que ainda não tiveram contato com tecnologia.

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Mais dos Colunistas
Vivian Portella Gestão remota: a lição do home office para 2024

Um levantamento do Google Trends aponta que a expressão “vaga home office” alcançou o topo das buscas na categoria vaga em 2023. A procura pelo termo mais que dobrou e...

Bianca Junqueira Evite fraudes com tecnologia, educação e segurança digital

No mundo empresarial moderno, a segurança nas transações financeiras é uma preocupação primordial. Evitar fraudes nos pagamentos é um desafio constante, exigindo uma a...

Sair da versão mobile