Alan Gandelman

Omini o quê?

Quando parecia que estávamos saindo ‘ das cordas ‘, essa nova modalidade de corona surge e traz uma gama de incertezas

Ômicron, esse é o nome da nova cepa do coronavírus que há quase dois anos vem atordoando a vida de todos nós, sem contar todas as vidas que foram ceifadas, e economias parcialmente destruídas.

Quando parecia que estávamos saindo ‘ das cordas ‘, essa nova modalidade de corona surge e traz uma gama de incertezas que está deixando a todos preocupados, não como apenas uma nova onda, como estamos vendo na Europa, mas uma verdadeira nova doença, caso se comprove o que é mais temido acerca dessa nova mutação do coronavírus, de que essa nova modalidade de corona escape às vacinas já existentes.

Estou longe de ser especialista em imunologia, mas o que estamos vendo, a começar por declarações do CEO da Moderna, que em não menos de 100 dias teremos uma nova vacina específica para essas novas mutações. 100 dias??? Até que a vacina fique pronta, que milhões e milhões de doses sejam produzidas e distribuídas e que todos sejam vacinados estamos realisticamente falando em quase um ano, o que seria além de uma tragédia sanitária, novamente uma tragédia econômica … Imaginem tudo fechado novamente?

Ainda se sabe muito pouco sobre essa nova variante, mas os sinais dados são preocupantes. O presidente dos Estados Unidos não faz pronunciamentos em rede nacional para dizer ao povo não se preocupar, se não fosse nada preocupante…

Novamente, não sendo médico ou imunologista, já deu pra notar que, como dizem minhas filhas, ‘ o bagulho é sério ‘ e acredito que num cenário realista poderemos ver um sério revés ao atual cenário de controle da pandemia.

O que esperar dos mercados? Até sabermos ao certo se as vacinas existentes funcionam (o que dado à reação de tudo e de todos até agora, me parece que não…), haverá muita incerteza e volatilidade. Caso realmente seja necessária uma nova classe de vacinas, bolsas em queda, juros param de subir, dólar em alta, petróleo e outras commodities em queda…

Enfim já vimos esse filme e espero não ver de novo, mas que o roteiro está parecido com o do comecinho de 2020, quando se falava de uma misteriosa gripezinha que havia aparecido na China, numa breve menção num desses noticiários, ou, em um cantinho de uma coluna no jornal, isso está. Sempre torcendo pelo melhor, mas atento a todos os cenários possíveis… E haja cenários…

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Alan Gandelman
Mais dos Colunistas
Eduardo Cavalheiro Ações no Brasil: o que aconteceu em 2021?

2021 começou tendo a Covid-19 como o maior risco. Felizmente, a vacinação avançou muito rapidamente e este se reduziu drasticamente. No entanto, passamos a viver uma e...

Eduardo Cavalheiro
Julio Hegedus Netto Cenário de pandemia e aperto monetário

No mundo, cenário da pandemia paralisa algumas economias, em lockdowns preventivos e obrigatoriedade no uso de máscaras, sendo impressionante a velocidade de contamina...

Julio Hegedus Netto

Compartilhe sua opinião

Comece 2022 investindo nos melhores Fundos Imobiliários

Baixar agora!