Planos da Cogna (COGN3) incluem Fies para o ensino a distância: “Realidade viável”, dizem analistas

O Bank of America (BofA) manteve a recomendação de “venda” para as ações da Cogna (COGN3), com o preço-alvo de R$ 2,30. O banco considera viáveis os planos da companhia para os próximos anos – pontuando algumas ressalvas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Esses planos da Cogna incluem um Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) centrado no ensino a distância. O governo Lula, porém, não decidiu como vai funcionar o programa de financiamento neste mandato.

Na segunda-feira (23), o BofA conversou com CEO da Cogna, Roberto Valério, e o Diretor de RI, Eduardo Honzak, para discutir as principais estratégias para seu produto EAD.

A Cogna estuda a possibilidade de adotar Fies para o EAD em função, claro, dos menores custos envolvidos e dinâmica do setor. O EAD representa 51% dos alunos do setor. O presidente Lula tem dado vários sinais de que voltará a investir no programa educacional.

O BofA avalia que o Fies em EAD parece uma realidade viável, pois:

  • 51% dos alunos de graduação estão matriculados em cursos EAD;
  • os ingressos EAD são consideravelmente mais baixos do que os presenciais, otimizando os investimentos, alcançando mais alunos; e
  • aceleração de aceitação de cursos online após a pandemia.

A Cogna deve focar na unificação de sua estruturação de dados. Além disso, há espaço para expansão de hubs da companhia de educação em cidades pequenas, o que ocorreria em ritmo mais lento, sinalizam.

“Dado o já elevado nível de penetração, a próxima fase de expansão deverá ser menos agressiva, atingindo 3,8 mil hubs em 2-3 anos, focando especialmente em hubs parceiros experientes que já possuem o know-how [conhecimento] da operação da Cogna”, observam.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Os analistas justificam a manutenção da recomendação de “venda”: “Mantemos nosso rating de venda, pois ainda vemos uma agenda apertada de amortização da dívida com a negociação de ações com um prêmio de 12% em relação aos pares (EV/EBITDA 23Y)”, concluem os analistas.

Ações da Cogna

As ações da Cogna fecharam em alta de 0,45% nesta quarta-feira (25), cotadas a R$ 2,23.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Ana Clara Macedo

Compartilhe sua opinião