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Cogna (COGN3) compra faculdade de medicina por R$ 54,4 milhões; veja detalhes

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cogna cogn3. Foto: Divulgação/Cogna

A Cogna (COGN3) anunciou nesta sexta-feira (8) a compra da Faculdade de Medicina de Dourados, no Mato Grosso do Sul, por R$ 54,4 milhões. Com a aquisição, a Kroton Med, braço da companhia voltado a cursos de medicina, passa a contar com 653 vagas.

O pagamento será feito com 70% do valor à vista e o restante em sete parcelas anuais, corrigidas pelo IPCA, conforme comunicado ao mercado. O valor negociado equivale a R$ 906 mil por vaga.

A instituição adquirida conta com 60 vagas de medicina, autorizadas pelo Ministério da Educação em junho deste ano.

Objetivo da compra

De acordo com a companhia, a aquisição reforça o compromisso do grupo em expandir a atuação no ensino superior de medicina. A expectativa é que a Faculdade de Medicina de Dourados passe a utilizar a marca Uniderp, já reconhecida na região.

Essa é a primeira aquisição da companhia desde 2019. Desde 2020, a empresa vem conduzindo um processo de reestruturação com foco na redução de alavancagem. Em julho de 2024, por exemplo, obteve autorização para abrir um curso de medicina na Uniderp, em Ponta Porã, também no Mato Grosso do Sul.

No segundo trimestre de 2025, a Kroton Med registrou faturamento de R$ 226,8 milhões, alta de 11,5% em relação ao mesmo período de 2024.

Resultados da Cogna (COGN3) no 2T25

Ainda nesta semana, a Cogna divulgou seu balanço de resultados do 2T25. No período, a empresa registrou um lucro líquido de R$ 118,8 milhões no segundo trimestre de 2025, revertendo o prejuízo de R$ 8,3 milhões apurado no mesmo período do ano anterior.

O Ebitda recorrente somou R$ 551,7 milhões, crescimento de 14,5% em um ano, com margem de 33,1%. Segundo a companhia, o desempenho foi impulsionado por ganhos de eficiência e pelo crescimento das unidades Kroton, Vasta e Saber.

A receita líquida consolidada da Cogna (COGN3) atingiu R$ 1,6 bilhão, alta de 15,5% na comparação anual. Na Kroton, a receita foi de R$ 1,23 bilhão, avanço de 13,3% impulsionado pela expansão da base de alunos e pelo aumento do ticket médio.

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