Cemig (CMIG4): Zema sinaliza possível privatização. Como ficam as ações?

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sinalizou que pretende privatizar a Cemig (CMIG4) ou ao menos transformá-la em uma corporation.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Em um evento de banco privado, Zema disse que outras estatais de Minas Gerais além da Cemig também podem passar por um processo de privatização.

A expectativa é de que, com o modelo de corporation – semelhante ao cogitado para a Copel (CPLE6) -. a governança tenha menos participação do governo de Minas.

O modelo de corporation prevê uma composição societária sem controlador, com pulverização dentre sócios.

Genial se mantém cautelosa sobre privatização Cemig

Analistas da Genial Investimentos citam a Cemig (CMIG4) e a Sanepar (SAPR11) como promissoras, mas mantêm cautela após a disparada dos papéis.

Com o ‘efeito Copel’, as ações CMIG4 subiram quase 7% em um só pregão em novembro, por causa do aceno à privatização do governo do Paraná.

” A Cemig é uma empresa com características muito similares à Copel e passa por desafios semelhantes: uma grande estatal estadual de energia em meio a um mercado restritivo para expansão em novos negócios e uma empresa com muita exposição à concessões mais curtas – o que traz um risco à própria rentabilidade e sustentabilidade da empresa no longo prazo”, dizem os analistas da Genial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A recomendação da casa é neutra para as ações da Cemig, com preço-alvo de R$ 11,15.

Os analistas citam:

  • Múltiplo EV/BRR da distribuidora em 1,5x – 2,0x (em nossa estimativas, consideramos uma BRR de R$19 bilhões para o ano de 2023)
  • Múltiplo P/VPA em 1,5x – 2,0x para os ativos que julgamos mais interessantes da empresa (Gasmig e Aliança Geração)
  • Mantemos a nossa avaliação para os ativos de Geração/Transmissão Inalterados – incluindo a fatia remanescente da empresa na Taesa (TAEE11)

Desempenho de CMIG4

Desde o fim de novembro, com a sinalização de privatização da Copel, as ações da Cemig já subiram 1,46%. No acumulado de 2022, os papéis sobem 12%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião