Ícone do site Suno Notícias

Carnaval 2023: Veja como se proteger de golpes financeiros durante a folia

Blocos no Carnaval 2023 no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Blocos no Carnaval 2023 no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Carnaval 2023 já está na porta e promete animar os participantes da festa que foi fortemente impactada pela pandemia da Covid-19 nos últimos anos. Contudo, entre uma música e outra, o folião deve tomar alguns cuidados para não cair em golpes e curtir o momento sem prejuízos financeiros no futuro.

No meio da folia do Carnaval, os cartões de crédito e débito podem ser facilmente perdidos e/ou furtados. Por isso, uma das dicas dos especialistas é que esses itens fiquem guardados em lugares seguros e próximos ao corpo, como pochetes e doleiras.

“Evite bolsas, mochilas grandes e até mesmo bolsos de bermudas com zíper. No meio do bloquinho, é muito comum as pessoas não perceberam que alguém mexeu nesses lugares”, alerta a equipe do banco digital Digio.

A Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, também faz algumas recomendações para quem vai utilizar os cartões no Carnaval:

Além das dicas com os cartões, o folião também deve ficar de olho no celular para evitar a perda do aparelho. Antes de colocar glitter no corpo e ir para o bloquinho, os especialistas recomendam que o público anote do IMEI (International Mobile Equipment Identity) do telefone.

Assim, caso o aparelho seja perdido ou levado por criminosos, é possível bloqueá-lo de forma remota, entrando em contato com a operadora. Ferramentas disponíveis nos smartphones como os serviços de localização remota também ajudam a encontrar os aparelhos.

Carnaval 2023: Ferramenta do Nubank oferece segurança extra

Os clientes do Nubank (NUBR33) contam com uma camada extra de segurança durante a folia graças ao Modo Rua, ferramenta que permite com que os usuários definam um limite máximo para transações fora de casa.

As festas do Carnaval 2023 já começaram ao redor do País e se intensificam a partir desta sexta (17), indo até a próxima terça (21).

Sair da versão mobile