Ícone do site Suno Notícias

Caixa DTVM deve estrear na bolsa de valores em 2022, diz jornal

Novo Minha Casa, Minha Vida já está disponível

Novo Minha Casa, Minha Vida já está disponível. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal finalizou os procedimentos para obter autorização do Banco Central (BC) para a criação da Caixa DTVM. Agora, o objetivo do banco estatal é correr para migrar, em até 10 dias, os fundos que têm liquidez para a nova subsidiária e prepará-la para ser levada à bolsa de valores no início do ano que vem.

O sinal verde para a criação da Caixa DTVM havia sido dado pelo BC em fevereiro deste ano, e o conselho de administração da estatal aprovou a constituição da nova subsidiária em julho. Agora, o conselho deve aprovar a proposta de IPO, que buscará os moldes da oferta de ações da Caixa Seguridade.

De acordo com o Broadcast, a parcela a ser levada ao mercado deve ficar entre 15% e 18% do capital, com possibilidade de aumentar a colocação por meio de lotes extras, a depender da demanda. O IPO da Caixa Seguridade foi bem-sucedido com a participação intensiva dos investidores de varejo, incluindo funcionários.

Neste primeiro momento, a Caixa DTVM vai trabalhar apenas com produtos básicos, fundos do próprio banco, mas a intenção é que a corretora se desenvolva rapidamente, abrindo o portfólio para produtos de terceiros depois da estreia na bolsa.

A DTVM deve nascer com cerca de R$ 450 bilhões sob gestão, segundo o Valor Econômico. No fim de junho, a Caixa tinha R$ 694 bilhões sob gestão e 426 fundos administrados. Já as operações como a do FI-FGTS, que são as carteiras administradas do FGTS e do Fundo de Desenvolvimento Social, não serão transferidas e continuarão com a instituição financeira.

Segundo o Valor, a leitura no banco público é a de que a Caixa DTVM é atrativa para investidores porque vem crescendo e tem potencial para melhorias. A avaliação interna é que nunca se deu atenção ao segmento, que explodiu nos últimos anos com a busca do investidor por diversificação no contexto de juros baixos. A ideia agora é ampliar essa oferta.

Sair da versão mobile