Ícone do site Suno Notícias

400 mil brasileiros na malha fina recebem cartas da Receita Federal

receita-federal imposto de renda malha fina

Receita Federal. Foto: Divulgação

A Receita Federal informou sobre o envio de 400 mil cartas para contribuintes na malha fina do Imposto de Renda 2022, a fim de regularizarem os seus cadastros. O envio das correspondências começou nesta segunda-feira (25) e deve chegar aos destinatários até o dia 16 de outubro.

Segundo dados da Receita Federal divulgados na última sexta-feira (22), cerca de 1,4 milhão de contribuintes caíram na malha fina em 2023, 3,2% das 43,5 milhões de declarações recebidas.

Entre os principais motivos, estão:

Como verificar se caiu na malha fina

Para garantir que não está nessa lista com o “nome sujo”, o contribuinte pode antecipar-se e conferir suas pendências orientações para regularização através do  Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) , em “Extrato da DIRPF”.

Segundo a Receita Federal, os erros mais recorrentes que levam as pessoas a ficar na malha fina são:

Imposto de Renda 2023

O último lote da restituição do Imposto de Renda 2023 será pago pela Receita Federal na próxima sexta-feira (29). para consultar valores e a regularização da declaração, as consultas estão abertas desde o dia 22 de setembro. 

Caso o contribuinte que não tenha recebido a restituição do IR e ainda não encontrou seu nome entre nenhum dos lotes anteriores, é recomendado que confira se não caiu na malha fina.

Para verificar o seu status, o contribuinte pode acessar o portal Gov.br ou e-CAC e consertar os possíveis erros cometidos no primeiro envio do Imposto de Renda 2023, enviando uma declaração retificadora retificadora em seu lugar. 

Desde 2019, a Receira notifica aqueles que caíram na malha fina do Imposto de Renda em até 24 horas após envio da declaração, garantindo que os dados sejam corrigidos rapidamente e o trabalhador não precise passar por muitas turbulências para receber a restituição. 

Sair da versão mobile