Ícone do site Suno Notícias

Brasil participará de G7 expandido organizado pelos EUA, diz Bolsonaro

"No que diz respeito ao Brasil, se eles impõem tarifas, nós temos de ter uma equalização de tarifas", disse Trump

"No que diz respeito ao Brasil, se eles impõem tarifas, nós temos de ter uma equalização de tarifas", disse Trump

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na noite da última segunda-feira (1), por meio de sua conta oficial no Twitter, que o Brasil participará do G7 expandido organizado pelos Estados Unidos.

No último sábado (30), no entanto, o presidente estadunidense Donald Trump havia anunciado a reunião das sete maiores economias do mundo (EUA, Alemanha, França, Japão, Canadá, Reino Unido e Itália), além de Rússia, Coreia do Sul, Índia e Austrália, que acontecerá em setembro, sem citar o Brasil.

Trump disse que estava ampliando a reunião “porque não acha que, como G7, represente adequadamente o que está acontecendo no mundo”. Segundo ele, será algo como “G10 ou G11”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Bolsonaro disse que conversou com Trump por telefone, agradeceu as doações norte-americanas para o combate da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, e falou sobre o G7.

“Conversei, na tarde de hoje, com o presidente DonaldTrump, a quem agradeci o envio de 1.000 respiradores, sendo que 50 serão cedidos ao Paraguai”, escreveu Bolsonaro. “Também conversamos sobre o G-7 expandido, o qual o Brasil deverá integrar, bem como questões do aço brasileiro”, disse o mandatário.

– Conversei, na tarde de hoje, com o Presidente @realDonaldTrump , a quem agradeci o envio de 1.000 respiradores, sendo que 50 serão cedidos ao Paraguai.

– Também conversamos sobre o G-7 expandido, o qual o Brasil deverá integrar, bem como questões do aço brasileiro.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 2, 2020

Posteriormente, na manhã desta terça-feira (2), o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, escreveu em sua conta do Twitter que “a entrada do Brasil num G7 reconfigurado resulta da aliança que construímos com os EUA e do entrosamento com os outros membros do grupo”.

A entrada do Brasil num G7 reconfigurado resulta da aliança q construímos c/ os EUA e do entrosamento c/ os outros membros do grupo. Confirma não só nossa importância econômica mas sobretudo o prestígio internacional que, com o PR JB, o Brasil adquiriu como defensor da liberdade. https://t.co/vpLb0cDHXV

— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) June 2, 2020

Um convite oficial ao Brasil, no entanto, ainda não foi realizado por Washington. Diferentemente do convite à Rússia, quando, segundo a Casa Branca, Trump telefonou ao presidente Vladmir Putin para convocá-lo ao encontro também na última segunda-feira.

Sair da versão mobile