Bolsonaro anuncia intervenção no setor de energia elétrica

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou no último sábado (20) uma intervenção no setor de energia elétrica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“Vamos meter o dedo na energia elétrica”, declarou Bolsonaro, prometendo novas mudanças na próxima semana.

“Semana que vem deve ter mais mudança aí… E mudança comigo não é de bagrinho não, é tubarão”, explicou o mandatário.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O anúncio do presidente ocorre um dia depois a informação da substituição da presidência na Petrobras (PETR4).

“Assim como eu dizia que queriam me derrubar na pandemia pela economia fechando tudo, agora resolveram me atacar na energia”, explicou Bolsonaro conversando com apoiadores em Brasília, “Vamos meter o dedo na energia elétrica que é outro problema também”.

Bolsonaro já trocou presidente da Petrobras

Na última sexta-feira (19) o presidente divulgou em sua conta do Facebook (FBOK34) uma nota assinada pelo Ministério de Minas e Energia que indicava o nome do general Joaquim Silva e Luna para assumir os cargos de conselheiro e presidente da Petrobras após o encerramento do mandato do atual diretor-presidente (CEO) da estatal, Roberto Castello Branco.

Sempre no sábado, durante um evento realizado na escola militar de Campinas (SP),Bolsonaro havia antecipado que na próxima semana deveria ocorrer uma nova substituição de autoridade.

No final do dia, falando com apoiadores, Bolsonaro disse ainda que “parecia um exorcismo” quando anunciou que não prorrogaria o mandato de Castello Branco.

O presidente reafirmou que não vai interferir na Petrobras. Segundo ele, havia um abuso nos aumentos de preços dos combustíveis.

“Compromisso zero com o Brasil. Nunca ajudaram em nada… não é aumentando o preço de acordo com o petróleo lá fora ou o dólar aqui dentro, é mais do que isso. A preocupação é ganhar dinheiro em cima do povo”, explicou Bolsonaro.

Segundo o presidente, não se justificaria um reajuste de 32% do óleo diesel neste ano.

“Se não me engano o reajuste do diesel no ano está em 32%. Não justifica, não justifica. Vou interferir? Não vou interferir, mas não justifica”, salientou o mandatário.

No caso da alta de 15% nos preços do diesel anunciada pela Petrobras na última sexta, Bolsonaro disse que “ninguém esperava essa covardia desse reajuste agora”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Ninguém quer interferir, nem está interferindo na Petrobras, mas eles estão abusando”, explicou Bolsonaro, salientando como a Petrobras é uma empresa mista, “se cair ou subir as ações, o mercado decide”.

No último pregão da semana, na sexta-feira, antes do anúncio oficial de troca no comando da estatal por parte de Bolsonaro, as ações ON da Petrobras (PETR3) caíram 7,9%, enquanto as ações PN (PETR4) perderam 6,6%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião