Ícone do site Suno Notícias

Bolsas da Ásia, da Europa e pré-mercado de NY caem, após rebaixamento dos EUA pela Fitch

Quais são as melhores ações no exterior para investir em 2024?

Quais são as melhores ações no exterior para investir em 2024? Foto: iStock

As bolsas da Ásia fecharam em baixa nesta quarta-feira (2), à medida que o rebaixamento da nota de crédito dos EUA pela Fitch pesou no sentimento de investidores.

Liderando as perdas na Ásia, o Hang Seng caiu 2,47% em Hong Kong, a 19.517,38 pontos, enquanto o japonês Nikkei recuou 2,30% em Tóquio, a 32.707,69 pontos, amargando a maior queda diária desde 20 de dezembro do ano passado, o sul-coreano Kospi cedeu 1,90% em Seul, a 2.616,47 pontos, e o Taiex apresentou baixa de 1,85% em Taiwan, a 16.893,73 pontos.

Na China continental, os mercados tiveram perdas mais contidas: o Xangai Composto recuou 0,89%, a 3.261,69 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,28%, a 2.056,06 pontos.

No começo da noite desta terça-feira (1), a Fitch cortou o rating dos EUA, de AAA para AA+, com a previsão de que a situação fiscal da maior economia do mundo deverá se deteriorar nos próximos três anos.

Em reação, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse que o rebaixamento da Fitch se baseou em “dados desatualizados”, ressaltando que a economia americana se recuperou rapidamente da recessão deflagrada pela pandemia de covid-19.

Na Oceania, a bolsa australiana foi também pressionada pelo “fator Fitch“, sofrendo a maior perda em um único pregão em quase um mês. Em Sydney, o S&P/ASX 200 caiu 1,29%, a 7.354,60 pontos.

Pré-mercado de Nova York recua e Europa acompanha movimento após Fitch

O rebaixamento da nota de crédito dos EUA pela Fitch provoca um sentimento global de aversão a risco, fazendo com que os principais mercados europeus europeus operem operam em baixa generalizada, assim como o pré-mercado de Nova York.

A notícia da agência classificadora de risco contribui ainda mais para o movimento de realização dos fortes ganhos com ações em julho, que já se manifestava na terça após os dados fracos de atividade industrial nas maiores economias do mundo, como a China.

Para esta quinta-feira (3), estão no radar dos investidores a decisão do Banco da Inglaterra, além dos balanços de Apple (AAPL34) e Amazon (AMZN34). Na sexta-feira (4), dados do payroll americano vão mostrar como o mercado de trabalho pode influenciar as próximas decisões de juros nos Estados Unidos.

A aversão ao risco não afeta o petróleo, que sobe moderadamente, enquanto o índice dólar DXY tem leve viés de baixa, assim como os rendimentos dos Treasuries, títulos do Tesouro dos EUA. Confira os índices europeus por volta das 7h:

Londres — FTSE100: -1,31%
Frankfurt — DAX: -1,29%
Paris — CAC 40: -1,13%
Madrid — Ibex 35: -1,40%
Europa — Stoxx 600: -1,28%

Com informações de Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile