Ícone do site Suno Notícias

Bolsas europeias fecham em alta, com impulso após discurso do presidente do Fed

As Bolsas da Europa não tiveram sinal único nesta quinta, com investidores avaliando a decisão de política monetária do BCE.

Crise da Evergrande e política monetária do Fed são principais influências. Foto: Reprodução Facebook

As bolsas europeias oscilaram perto da estabilidade boa parte do dia nesta sexta-feira (27), mas a maioria fechou com ganhos. O cenário melhorou após o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole.

Powell comentou que o Fed pode começar a redução gradual nas compras de ativos (“tapering“) ainda neste ano. Mas isso só acontecerá se a economia americana continuar se desenvolvendo conforme o esperado. Com isso, as bolsas europeias ganharam impulso e aumentaram os ganhos.

Mais cedo, os principais índices da Europa oscilavam perto da estabilidade, com a agenda econômica esvaziada no próprio continente.

O quadro geopolítico também esteve no radar, após os atentados de quinta-feira (26), no Afeganistão, mas não influenciaram nos negócios.

O principal índice das bolsas europeias, o Stoxx 600, fechou aos 472,34 pontos, após subir 0,43%. Na semana, ele avançou 0,75%.

Resposta das principais bolsas europeias ao discurso do Fed

Em sua fala, Jerome Powell falou sobre os riscos ao crescimento da economia dos Estados Unidos. O presidente do Fed destacou a variante delta da Covid-19, mas também demonstrou otimismo sobre a recuperação do mercado de trabalho e a trajetória da inflação.

Powell assegurou que uma eventual elevação nos juros é questão para mais adiante, estando em pauta somente a diminuição de compra de ativos. Esse foi um dos principais motivos para o impulso das bolsas europeias nesta sexta.

Para o ING Bank, Powell demonstrou certa cautela em sua fala e no anúncio do “tapering” já em setembro. Irá nortear os próximos passos do Fed o relatório de criação de empregos na próxima sexta-feira, dia 03, nos EUA.

Com isso, as bolsas europeias hoje fecharam assim:

Somente o PSI 20 fechou na contramão das outras bolsas europeias e caiu 0,09% na Bolsa de Lisboa nesta sexta. Na semana, a desvalorização chegou a 0,21%.

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Sair da versão mobile