Ícone do site Suno Notícias

Bolsas da Europa sobem mais de 4% após rali em Wall Street e alta do petróleo

PIB melhor da Europa no 2º semestre gera expectativa de alta do euro ante dólar

PIB melhor da Europa no 2º semestre gera expectativa de alta do euro ante dólar. Foto: Christian Lue/Unsplash

As bolsas da Europa acumulam ganhos robustos nesta terça-feira (4) em meio às altas de Wall Street.

Investidores fizeram vista grossa a mais sinais de aceleração na zona do euro e a resposta do Banco Central da Europa (BCE), cujos dirigentes voltaram a adotar postura hawkish em comentários também nesta terça (4).

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 3,12%, em 403,03 pontos. Paris, Milão e Lisboa encerraram nas máximas do dia.

A força do petróleo esteve em foco, com a commodity apoiada pela possibilidade de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) corte mais sua oferta.

Entre empresas do setor, BP subiu 2,67% em Londres, Eni teve alta de 2,70% em Milão e TotalEnergies ganhou 3,11% em Paris.

Na agenda de indicadores, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 43,3% em agosto, na comparação anual, acima do esperado. A inflação elevada reforça expectativas de mais aperto monetário na região.

Já perto do fim do pregão europeu, a presidente do BCE, Christine Lagarde, ressaltou que há consenso no conselho da instituição de que a inflação está muito elevada, por isso o aperto em andamento na política monetária.

Veja a cotação das bolsas da Europa

Com Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile