Bolsa de valores sobe 15% em um mês com ‘resultados acima das expectativas’

Em análise sobre a temporada de resultados da Bolsa de Valores, a XP Investimentos aponta que 73% das companhias listadas apresentaram resultados operacionais acima do esperado. Até então, 72% das empresas que compõem o Ibovespa reportaram seus dados trimestrais referentes ao segundo trimestre de 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Essa análise sobre a temporada de balanços considera o Lucro Operacional das companhias da bolsa de valores, o Ebitda, e também a receita líquida das companhias.

Vale lembrar que o desempenho do Ibovespa ao longo do trimestre foi de cerca de 18% de queda, com temores de recessão nos Estados Unidos (EUA) e indicadores de inflação acima do esperado – pressionando ações das autoridades monetárias.

No caso dos EUA, por exemplo, o principal indicador de inflação ultrapassou os 9%, em cenário pior do que as projeções. O indicador está em 8,5% atualmente, segundo a leitura mais recente.

Com a temporada de resultados, contudo, a bolsa brasileira sobe.

Nos últimos 30 dias o índice subiu 15% para atuais 112 mil pontos, após ter ficado abaixo dos 100 mil em meados de julho. O ‘fundo’ do ano foi no dia 14 de julho, quando a bolsa fechou a 96 mil pontos.

“Até agora, vemos os resultados do segundo trimestre como sólidos, já sendo uma temporada melhor que a anterior”, destacam os analistas da casa,

Fora dos 73%, a XP Investimentos destaca que foram 14% em linha com as projeções, e 14% abaixo das expectativas.

Porcentagem das empresas que tiveram resultados acima do esperado - Foto: Reprodução/XP Investimentos
Porcentagem das empresas que tiveram resultados acima do esperado, com dados da Bloomberg, Economatica, XP Research – Foto: Reprodução/XP Investimentos

“Comparando com trimestres anteriores, até agora, os resultados de EBITDA que superaram nossas estimativas no 2T22 (73%) foram superiores ao do trimestre anteriores (63%) e também superiores ao 4T21 (44%). Além disso, os resultados que foram abaixo das nossas estimativas (14%) foram significativamente inferiores do que no último trimestre (29% no 1T22)”, diz casa.

Em termos de setores, os especialistas da casa frisam como positivos: Transporte & Logística, Petróleo e Gás, e Saúde. Os destaques negativos, segundo a XP, foram principalmente das companhias de saneamento.

Os analistas destacam que, considerando as empresas cobertas do Ibovespa, o EBITDA ficou, em média, 15,8% acima das projeções e a receita ficou 1,2% melhor do que o esperado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Resultados positivos da bolsa de valores, segundo a XP

Vale lembrar que a temporada de balanços da bolsa de valores ainda não chegou ao fim. Na semana que vem divulgam seus resultados empresas como CSN (CSNA3), Méliuz (CASH3) e IRB Brasil (IRBR3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião