BNDES fortalecerá empresas de médio porte, afirmou Joaquim Levy

A nova gestão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá como foco fortalecer as médias empresas, conforme afirmou o novo presidente do banco de fomento, Joaquim Levy, nesta terça-feira (8), durante a cerimônia de transmissão de cargo.

“Assim como os grandes projetos, o BNDES é parte daquilo que transforma o Brasil em termos de infraestrutura, em termos de inovações. Nós vamos continuar fazendo isso com foco cada vez maior nas empresas médias”, disse Joaquim Levy.

De acordo com o novo presidente, as médias empresas possuem potencial para alavancar a economia nacional. Além disso, podem reaquecer o mercado de trabalho.

“Não há país com uma livre iniciativa forte que não tenha empresas médias fortes. Na verdade, historicamente, eu diria que uma vulnerabilidade do Brasil é ainda não ter um setor de empresas médias fortes e com capacidade de crescer e criar emprego, e desenvolver e incorporar novas tecnologias”, afirmou Levy

Além do novo presidente, participaram da cerimônia:

  • Ex-presidente do BNDES, Dyogo Oliveira;
  • Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC);
  • Secretário de Fazenda do Rio de Janeiro, Cesar Augusto Barbiero;
  • Chefe do Ministério Público do Rio de Janeiro, Eduardo Lima Neto.

A cerimônia de posse aconteceu na última segunda-feira (7), em Brasília. Além disso, na solenidade foram empossados os novos presidentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Desta forma, os bancos terão os seguintes presidentes:

  • Caixa Econômica Federal – Pedro Guimarães
  • Banco do Brasil – Rubem Novaes;
  • BNDES – Joaquim Levy;

Saiba mais: Joaquim Levy diz que BNDES depende de forma ‘exagerada’ do Tesouro

Transparência e Economia

De acordo com Levy, o objetivo é dar ainda mais transparência às operações do BNDES. Desta forma, Joaquim se alinha ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que fala em “abrir a caixa preta” do banco de fomento.

Conforme o novo presidente do BNDES, a transparência será cada vez mais importante. “Uma transparência em relação ao futuro, em relação ao passado porque é isso que vai permitir construir um banco que contribua com um Brasil forte, limpo, justo e competitivo”

Além disso, Joaquim Levy afirma que o BNDES está preparado para apoiar a retomada econômica do país. De acordo com ele, a recuperação será cíclica e estrutural, com a possibilidade de surgir novos agentes no mercado nacional.

“Como nos aproximamos de um momento de recuperação da economia em que a gente vai ter uma retomada cíclica, mas que eu acredito que também estrutural, em que novos setores vão aflorar, o banco vai estar preparado”, afirmou o novo presidente.

Joaquim Levy

Joaquim Levy é Engenheiro Naval com doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Além disso, foi ministro da Fazenda na gestão Dilma Rousseff e secretário do Tesouro no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de assumir o BNDES, era diretor do Banco Mundial.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião