Criptomoedas: bitcoin opera em queda antes de discurso de Powell e orientações do Fed

O bitcoin operou em queda nesta quinta-feira, 21, em meio à aversão por risco com incertezas sobre os rumos do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e reagindo a ajustes sobre as possibilidades de o BC dos EUA cortar os juros em setembro. Ainda que esse desfecho seja amplamente esperado pelos mercados, a hipótese de alívio teve um enfraquecimento hoje diante de comentários de membros do BC americano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/08/Artigos-e-Noticias-Banner-Materias-01-Desktop_-1420x240-3-png.webp

Por volta das 16 horas (de Brasília), o bitcoin operava em queda de 0,86%, a US$ 112.622,48, enquanto o ethereum recuava 0,81%, a US$ 4.264,31, segundo cotações da Binance.

A trajetória do bitcoin no curto prazo dependerá em grande parte das diretrizes políticas do Fed e dos movimentos dos rendimentos dos títulos dos EUA, afirma Linh Tran, analista de mercado da XS.com. A criptomoeda poderá recuperar o impulso ascendente se os rendimentos diminuírem e o dólar enfraquecer, diz Tran.

Investidores também aguardam amplamente o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole amanhã. “Um tom mais dovish, reconhecendo os riscos de um crescimento mais lento, pode oferecer suporte de curto prazo para o bitcoin. No entanto, uma postura hawkish de Powell para conter a inflação pode desencadear uma correção mais acentuada nos ativos de risco”, acrescenta Tran.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/08/SUNO-ARTIGOS-E-NOTICIAS-Banner-Materias-01-Dkp_-1420x240-1-png.webp

Ao longo do dia, diversos dirigentes do BC dos EUA indicaram cautela na condução da política monetária, enfatizando os riscos de escalada da inflação. A presidente do Fed de Cleveland, Beth Hammack, afirmou que, com os dados econômicos atuais do país, optaria por manter a taxa de juros na reunião de setembro.

Já Jeffrey Schmid (Fed de Kansas City) enfatizou que não tem pressa para cortar juros e ressaltou que muitos indicadores econômicos ainda serão divulgados até o próximo mês.

Ainda sim, o mercado continuava a precificar como chance majoritária um corte de 25 pontos-base em setembro – em 73,5%, perto das 15h37 – segundo ferramenta do CME Group. Na véspera, contudo, essa hipótese rondava 82,4%. Essa incerteza continua a pesar sobre o bitcoin, que segue sua trajetória de volatilidade.

*Com informações da Dow Jones Newswires e Agência Estado

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião