Ícone do site Suno Notícias

BCE: Lagarde reforça defesa de políticas acomodatícias

BCE: Lagarde reforça defesa de políticas acomodatícias

BCE: Lagarde reforça defesa de políticas acomodatícias

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que a reunião do G-20 nesta sexta-feira (26) foi “muito produtiva”. O grupo reúne as 20 maiores economias do mundo.

Em sua conta oficial no Twitter, ao comentar a reunião, Lagarde disse que as políticas monetária e fiscal devem continuar acomodatícias e a “trabalhar lado a lado”.

A dirigente também defendeu o foco em garantir uma recuperação econômica “verde, digital e inclusiva” após a crise gerada pela pandemia do coronavírus  (covid-19).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O encontro virtual de ministros das finanças e presidentes de bancos centrais foi organizado pela Itália, que está na presidência rotativa do G-20. O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou das discussões.

Inflação deve aumentar nos próximos meses na zona do euro, diz BCE

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, anunciou em janeiro deste ano que a inflação da zona do euro deve aumentar nos próximos meses, à medida em que o impacto da pandemia do coronavírus (covid-19) diminui, com apoio de políticas fiscais e monetárias acomodatícias.

Durante coletiva de imprensa, após decisão de política monetária do BCE, a mandatária informou também que para o curto prazo, o nível de preços ainda seguirá baixo em função da “fraca demanda nos setores de turismo”, além da pressão causada pela apreciação do euro.

De acordo com Lagarde: “Continuaremos monitorando a evolução da taxa de câmbio no que diz respeito às suas possíveis implicações para as perspectivas de inflação no médio prazo”.

Além disso, para a presidente da entidade os sinais da economia da zona do euro são “mistos”, ressaltando a importância “crítica” de se manter uma política fiscal direcionada e temporária.

“É necessário seguir acomodatício tanto do ponto de vista fiscal quanto monetário”, pontuou.

Veja Também: BCE: “retomada na economia foi encorajadora, mas pandemia segue como desafio”

A dirigente destacou também as variantes do novo vírus e os atrasos no processo de vacinação, além da intensificação da pandemia.

“Consideramos projeções econômicas de dezembro como ainda válidas”, disse Lagarde, acrescentando que os riscos apontam para negativo, embora de forma menos pronunciada.

Com informações do Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile