Ícone do site Suno Notícias

BCE vê alta de juros maior em setembro como “mais apropriada”, diz Lagarde

Em fala, presidente do BCE destacou aumento de juros mais intenso na reunião de setembro como um cenário "mais apropriado" - Foto: Reprodução/World Economic Forum

Christine Lagarde, presidente do BCE - Foto: Reprodução/World Economic Forum

Veja como foi a última 'super quarta', que contou com decisão de juros do BC e do Fed

O Banco Central Europeu, o BCE, deve elevar os juros no próximo mês e em setembro, segundo fala recente da presidente da instituição, Christine Lagarde.

A presidente do BCE, contudo, disse nesta terça-feira (28) que o compromisso dependerá do comportamento dos dados econômicos.

Em discurso no Fórum do BCE, na cidade portuguesa de Sintra, Lagarde confirmou que o BCE pretende elevar suas três principais taxas de juros em 25 ponto-base na reunião de política monetária de 21 de julho, num momento em que a inflação da zona do euro atinge níveis recordes em meio à guerra na Ucrânia.

Lagarde afirmou também que um aumento de juros maior será apropriado na reunião de setembro “se a perspectiva de inflação no médio prazo persistir ou se deteriorar”.

Para depois de setembro, Lagarde previu uma trajetória “gradual, mas sustentada” de mais aumentos de juros.

Lagarde confirmou ainda que o BCE decidiu acelerar o desenvolvimento de um instrumento para lidar com a chamada “fragmentação” na zona do euro, referindo-se às divergências nos custos de empréstimos de países que integram o bloco.

“O novo instrumento terá de ser eficaz, proporcional e conter salvaguardas suficientes para preservar (…) uma política fiscal sólida”, disse.

Vale lembrar que, recentemente, a autoridade monetária da Europa anunciou novos horários para anúncios de política monetária e coletivas de imprensa sobre o assunto.

A partir da reunião de política monetária de 21 de julho, o BCE revelará suas decisões de juros às 9h15, pelo horário de Brasília, segundo comunicado.

Já a coletiva terá início meia hora depois, a partir das 9h45. Em sua última reunião, em 9 de junho, o BCE anunciou sua decisão às 8h45 e iniciou a coletiva às 9h30.

Na ocasião, o BCE revelou planos de começar a elevar seu juros básicos, a partir do encontro de julho.

Dirigente do BCE opina sobre alta de juros em julho

Na mesma ocasião, do Fórum do BCE, na cidade portuguesa de Sintra, o dirigente do BCE e presidente do BC da Letônia, Martins Kazaks disse que pode ser válido considerar um aumento de juros de 50 pontos-base (pb) em julho.

Em entrevista à TV Bloomberg, Kazaks ponderou que pode ser razoável antecipar as altas de juros se o quadro da inflação, que está em níveis recordes na zona do euro, se agravar.

O dirigente do BCE afirmou, no entanto, que seu cenário base continua sendo de que o banco elevará juros em 25 pontos-base no mês que vem e em mais 50 pontos-base em setembro.

Com informações do Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile