Resultados do 2T22

BC monta grupo para avaliar emissão de moeda digital no Brasil

BC monta grupo para avaliar emissão de moeda digital no Brasil
O resultado do teste de estresse anual do BC demonstrou um impacto 50% menor do que era previsto nas instituições financeiras.

O Banco Central (BC) comunicou nesta quinta-feira (20) a formação de um grupo de trabalho para discutir impactos de uma eventual emissão de moeda digital pela autoridade monetária no Brasil.

lead suno imagem ilustrativa

Receba as principais notícias do mercado diariamente.

Receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!

Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

lead suno background

O BC informou, por meio de nota, que a chamada Central Bank Digital Currency (CBDC) é diferente de uma criptomoeda tradicional, sem uma garantia nacional, como o bitcoin. O modelo de moeda digital estudado pela autarquia, por ser parte de uma nova forma de representação da moeda já emitida, integra parte da política monetária brasileira.

Dessa maneira, o grupo irá buscar propor um modelo de eventual emissão de uma moeda virtual, com identificação de riscos, incluindo a segurança cibernética, a proteção de dados e a aderência normativa e regulatória, informou o BC.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A equipe ainda deverá analisar os efeitos da CBDC sobre a inclusão e estabilidade financeiras no Brasil; condução das políticas econômica e monetária; e avaliar os possíveis benefícios complementares aos que serão introduzidos com o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do BC. O modelo tem previsão para entrar em vigor no dia 16 de novembro.

Moeda digital pode provocar mudanças substanciais, diz BC

A autoridade monetária comunicou que o novo modelo de moeda digital poderá provocar “mudanças substanciais no Sistema Financeiro Nacional”

“Dessa forma, o estudo irá comparar os potenciais benefícios de uma CBDC no aprimoramento do bem-estar e na preservação da cidadania financeira de sua sociedade com os riscos inerentes dessa nova forma de pagamento”, informou o BC.

A autarquia federal também informou que os sistemas de emissão de uma moeda digital são, em todo o mundo, objetivo de estudo e poderão representar “uma possibilidade para aprimorar o modelo vigente das transações comerciais entre as pessoas e mesmo entre países”.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião

Receba as notícias em seu e-mail

EU QUERO