Avianca colombiana susta diligência prévia para fusão com Avianca Brasil

A Avianca da Colômbia anunciou nesta sexta (22) que suspendeu a diligência prévia para uma fusão com a Avianca Brasil. Embora com a mesma marca da versão colombiana, a companhia tem identidade jurídica distinta e opera de maneira independente.

A Avianca também informou que vai vender sua frota de aviões da Embraer. A companhia registrou um lucro líquido de US$ 19,3 milhões (R$ 72,1 milhões) no quarto trimestre de 2018.

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Recuperação judicial

A Avianca é a quarta maior companhia aérea do Brasil e se encontra em recuperação judicial. O pedido foi registrado na 1ª Vara Empresarial de São Paulo em 10 de dezembro, após crescentes prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamento de aeronaves.

A companhia aérea controla 13% do mercado nacional e registrou um crescimento forte nos últimos anos. No entanto, acabou acumulando dívidas superiores a R$ 500 milhões.

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Três empresas de leasing já pediram restituição de aviões por conta da falta de pagamento. No total, as empresas arrendaram 14 aeronaves para a companhia aérea, equivalente a 30% da frota em operação.

Em dezembro, a companhia aérea devolveu duas aeronaves Airbus A330 para as empresas de arrendamento. Por causa da falta de pagamento, os credores apresentaram recursos para a Anac. A agência recebeu pedidos por retirar as aeronaves operadas pela empresa do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

Em caso de calote, as empresas donas das aeronaves podem pedir o cancelamento das matrículas dos aviões. Isso porque a falta de pagamento por parte da companhia seria um descumprimento da Convenção da Cidade do Cabo.

No início de Janeiro, a Anac anunciou o cancelamento de dez matrículas de aviões operados pela Avianca. O pedido veio da GE Capital Aviation Services (Gecas), dona das aeronaves.

A Avianca tenta correr atrás. Nesta semana, advogados companhia requisitaram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a suspensão da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para retirar a licença de pousos e decolagens de aeronaves, caso seja acionada por empresas de leasing de aviões.

Guilherme Caetano

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