Confira as 5 ações que mais desvalorizaram após o anuncio da vacina contra a Covid

A farmacêutica americana Pfizer (NYSE: PFE) e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech informaram nesta semana que sua vacina contra o coronavírus teve uma eficácia de 90% na prevenção de covid-19 entre aqueles sem evidência de infecção anterior, de acordo com dados publicados nesta segunda-feira (9) baseados em seu teste de fase três.

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Diante do anúncio da vacina, o CEO da farmacêutica, Albert Bourla, vendeu cerca de US$ 5,6 milhões (R$ 30,21 milhões) em ações da empresa, se desfazendo de 62% de sua posição acionária na empresa. Além disso, algumas empresas registraram grandes altas no pregão, como por exemplo as companhias aéreas, que foram impactadas pela onda de otimismo diante de uma possível solução para a pandemia.

No dia 9 de novembro o S&P500 registrou uma alta de 1,17%, cotado a 3.550,50 pontos, contudo, algumas empresas encerraram de maneira oposta ao índice americano, em queda, após o anúncio da vacina.

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Desta forma, as 5 ações que mais desvalorizaram na última segunda foram:

  1. The Clorox Company: -10,62%
  2. Whirpool Corp: -10,39%
  3. Bio-Rad Laboratories: -9,87%
  4. Best Buy Co: -9,80%
  5. Rollins: -9,55%

The Clorox Company

A indústria de artigos de limpeza, The Clorox Company (NYSE: CLX), encerrou a segunda-feira em queda de 10,62%.

As marcas Clorox de produtos de limpeza, líderes de mercado nos EUA, se beneficiaram de um aumento na demanda em meio à pandemia. Lenços umedecidos desinfetantes Clorox e sprays de aerossol estão entre os itens produzidos pela empresa.

A companhia apresentou vendas recordes e lucros maiores, impulsionando o estoque em mais de 40% em 2020. Os últimos resultados trimestrais vieram mais fortes do que o esperado, informou a Clorox. Deste modo, o anúncio da vacina gera uma certa dúvida em relação ao desempenho da empresa após o término da pandemia.

Apesar disso, a Clorox informou que mesmo quando o coronavírus for de fato contido, uma consciência e esforços mais duradouros em relação ao saneamento devem apoiar um crescimento estável da empresa a longo prazo.

Whirlpool

A fabricante americana de eletrodomésticos, Whirlpool (NYSE: WHR), teve uma queda de 10,39% em seu encerramento na segunda-feira.

A empresa registrou no terceiro trimestre deste ano um crescimento de vendas líquidas de 3,9% globalmente e vendas líquidas orgânicas (não-GAAP) de 7,0%, impulsionado pela sólida demanda da indústria em todo o mundo, informou a empresa.

Além disso, a Whirlpool teve “Forte margem de lucro líquido GAAP do terceiro trimestre de 7,5% (aumento de 50 pontos base) e margem de EBIT (2) contínua (não-GAAP) recorde de 12,0% (aumento de 480 pontos base), com três das quatro regiões apresentando expansão de margem significativa” revelou o relatório.

“O caixa gerado pelas atividades operacionais e fluxo de caixa livre (4) melhorou em aproximadamente US$ 1 bilhão e foi positivo no trimestre, impulsionado pelo aumento do lucro líquido e pelo gerenciamento disciplinado do capital de giro”.

De acordo com a companhia “Restabelecendo a orientação para o ano inteiro de 2020, prevendo ganhos por ação diluída de $ 14,90 a $ 15,40 em uma base GAAP e $ 17,50 a $ 18,00 em uma base contínua (1); caixa gerado por atividades operacionais em 2020 de ~ $ 1,2 bilhão e fluxo de caixa livre (4) de aproximadamente ~ $ 900 milhões”.

Diante do resultado positivo da empresa, que revelou um aumento na demanda por eletrodomésticos mundialmente em função da mudança de hábitos dos consumidores, que agora passam mais tempo em suas casas, após a divulgação sobre a vacina, os investidores mostraram-se preocupados com o uma possível queda nas vendas quando o vírus for contido.

Bio-Rad Laboratories

A empresa Bio-Rad Laboratories (NYSE: BIO) fechou a segunda-feira em queda de 9,87% após o anúncio da vacina do coronavírus.

A Bio-Rad Laboratories, com sede em Hercules, Califórnia, desenvolve, fabrica e comercializa reagentes e instrumentos de última geração para laboratórios de pesquisa de ciências da vida e instalações de saúde em todo o mundo. A empresa é geograficamente diversa, com os principais mercados nos Estados Unidos, com 40% das vendas de 2019, Europa, 33%, e Ásia, 22%, com Canadá e América Latina respondendo pela maior parte dos 5% restantes.

A companhia também teve um desempenho positivo em meio à pandemia da covid-19, com a alta demanda por instrumentos relacionados a saúde durante os últimos meses, registrando um aumento no lucro por ação de 86,34% ano a ano, para US$ 3,00, que superou a estimativa de US$ 1,80.

Além disso, a receita de US$ 647,2 milhões aumentou 15,45% ano a ano, o que superou a estimativa de US$ 570,5 milhões. Desta forma, o anúncio feito pela Pfizer nesta semana influenciou nas negociações das ações da empresa, que vinha registrando altas sucessivas.

Best Buy Co

A multinacional de eletrônicos dos Estados Unidos, Best Buy (NYSE: BBY), encerrou a segunda-feira recuando 9,80%

Apesar do fechamento de 1.000 lojas da empresa nos EUA no início da pandemia, a Best Buy conseguiu se adaptar à mudança de costumes que as medidas de isolamento trouxeram.

As vendas aceleraram depois de 15 de junho, informou a companhia, quando a Best Buy reabriu totalmente mais de 800 de suas lojas. A empresa observou uma melhora nas vendas de eletrodomésticos e home theater, itens com preços mais elevados, e uma forte demanda por equipamentos digitais de saúde e fitness, com as academias fechadas.

Nas últimas três semanas de agosto, as vendas aumentaram cerca de 20% em comparação com o mesmo período de 2019. “Houve consumidores que tiveram que usar a tecnologia de maneiras que nunca pensaram que teriam”, disse Michael Lasser, analista do UBS. “Estamos vivendo em um mundo virtual e a Best Buy está fornecendo aos clientes produtos que lhes permitem viver em um ambiente virtual “.

Além disso, de acordo com o analista do Morgan Stanley, Simeon Gutman, a empresa tem uma porcentagem maior de vendas online que outras grandes marcas, como Walmart, Costco e Target. A Best Buy tem “uma das plataformas [online] mais avançadas em todo o varejo. Isso é um subproduto dos investimentos feitos na última década”.

Diante do aumento das vendas da empresa, impulsionadas pela pandemia, os investidores expressaram preocupação com o desempenho da Best Buy assim que o vírus for contido e as medidas de isolamento social não forem mais necessárias.

Rollins

A empresa norte-americana de serviços comerciais e de consumo, Rollins Inc (NYSE:ROL), teve uma queda de 9,55% após o anúncio da Pfizer, no início da semana.

A Rollins também teve seu desempenho impulsionado pelas medidas de contenção tomadas nos EUA, diante disso, a companhia registrou receitas no terceiro trimestre de US$ 583,7 milhões, um aumento de 4,9% sobre a receita do terceiro trimestre do ano anterior de US$ 556,5 milhões.

O lucro líquido reportado da Rollins foi de US$ 79,6 milhões ou $ 0,24 por ação diluída para o terceiro trimestre encerrado em 30 de setembro de 2020, em comparação com US$ 44,1 milhões ou $ 0,13 por ação diluída para o mesmo período em 2019.

Segundo a empresa, “A melhoria do lucro da empresa veio principalmente da continuação dos esforços de contenção de custos implementados no início da pandemia, roteamento contínuo de Rollins e aprimoramentos de programação e preços mais baixos de combustível. O aumento nos gastos com equipamentos de proteção individual e novas iniciativas de exames médicos compensou parcialmente nossas iniciativas de redução de custos”.

“Com muitas pessoas em quarentena ou trabalhando em casa, continuamos a ver um forte crescimento da receita residencial. Isso ajudou a compensar o impacto negativo que a pandemia teve sobre nossos clientes comerciais. Após seu lançamento este ano, estamos expandindo nossos novos serviços de saneamento VitalClean que ajudam as empresas a reabrir enquanto protegem seus funcionários e clientes”, informou a Rollins.

Veja Também: CEO da Pfizer vende US$ 5,6 milhões em ações após comunicado sobre vacina

De maneira semelhante às outras empresas que registraram as maiores quedas em suas ações diante do avanço da vacina, a Rollins também foi influenciada pelo anúncio, diante das incertezas do cenário pós-pandemia.

Além disso, outras empresas que vinham registrando grandes altas encerraram a segunda-feira em queda, com o anúncio da vacina, como por exemplo a Netflix (NASDAQ: NFLX), com -8,59%, e a Amazon (NASDAQ: AMZN), com -5,06%.

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Rafaela La Regina

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