Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara dos Deputados com 464 votos

Em votação recorde, Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2023-2024. Com 464 votos da casa, o mandatário recebeu apoio de 20 partidos, incluindo a base do governo Lula, e obteve a maior votação absoluta de um candidato à posição nos últimos 50 anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-Dkp-1.png

Junto com Lira, estava na disputa pela presidência da Câmara o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que contou com 21 votos, e o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), que recebeu 19 votos.

Em seu discurso, após ser reeleito, Lira afirmou que buscará construir uma relação com o Poder Executivo sem relação de subordinação, mas um pacto para aprimorar e avançar nas políticas públicas, “a partir da escuta cuidadosa de opiniões e sugestões de nossas comissões”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

“Podemos ter adversários, mas não somos inimigos uns dos outros. Essa vai ser a tônica da Câmara nos próximos anos”, disse. Lira também afirmou que não concordará “passivamente” com a invalidação dos atos, por recursos da minoria, em Tribunais Superiores.

Lira: articulador do Centrão

Vale lembrar que Lira é um dos principais articuladores do Centrão. Para ser reeleito, o político fez alianças com partidos de posições políticas diferentes, como o Partido Liberal (PL) e o Partido dos Trabalhadores (PT).

Desta forma, além do apoio da base do novo governo Lula, a reeleição de Lira também foi apoiada pelo partido do qual o ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro, permanece filiado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Outros partidos que também apoiaram a reeleição do presidente da Câmara dos Deputados foram: União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, Federação PSDB-Cidadania, Podemos, PSC, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB.

Candidato a deputado federal mais votado de Alagoas nas eleições do ano passado, com o resultado de hoje Lira inicia o seu quarto mandato e é eleito pela segunda vez presidente da Câmara. O parlamentar afirmou que, entre as prioridades de sua gestão, está a aprovação da reforma tributária.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Janize Colaço

Compartilhe sua opinião