Apagão assola consumidores de diversos estados do Brasil

O Brasil registrou nesta sexta-feira (28) um “apagão” no fornecimento de energia elétrica em diversos estados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

De acordo com a Enel Brasil, o apagão afetou consumidores de suas distribuidoras em São Paulo, Goiás e no Rio de Janeiro. A EDP (ENBR3) disse que 210 mil clientes em São Paulo e cinco indústrias no Espírito Santo foram impactados.

Nas áreas afetadas nas concessões da Enel, o fornecimento ficou interrompido entre 11h26 e 11h39. A empresa informou que o corte foi provocado pelo acionamento do esquema de alívio de carga, que prevê o desligamento automático de 7% da carga da distribuidora.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Um documento da área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) esclareceu: “na primeira ocorrência, às 11h06 de hoje, verificou-se o desligamento do Polo 1 do Elo CC 800 kV Xingu/Estreito, que segundo informações preliminares do ONS estava transmitindo 1.996 MW”.

A primeira ocorrência teria provocado sobrecarga nos outros polos do sistema de transmissão associado à UHE Belo Monte, sem maiores consequências para o Sistema Interligado.

Na sequência, porém, às 11h26, ainda com o Polo 1 desligado ocorreu também o desligamento do Polo 2 do Elo CC 800 kV Xingu/Estreito, que segundo informações preliminares do ONS estava transmitindo 1.983 MW.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Esta segunda ocorrência teria provocado sobrecarga no Elo CC Xingu/Terminal Rio que levou à necessidade do desligamento de 6 unidades geradoras da UHE Belo Monte, o que acabou levando ao corte de carga, explicou em nota a Aneel.

Além disso,  o Distrito Federal e algumas regiões do Nordeste e de Minas Gerais também tiveram um apagão nesta manhã. Em Brasília, a Neoenergia (NEOE3), responsável pela distribuição, informou que a falta de luz foi parcial, durou menos de 20 minutos, das 11h26 às 11h50, e “afetou diversos estados do país”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião