Ícone do site Suno Notícias

Ant Group deve sofrer reestruturação após pressão do governo chinês

Ant Group deve sofrer reestruturação após pressão do governo chinês

Ant Group deve sofrer reestruturação após pressão do governo chinês

Em resposta à pressão do governo chinês, o Ant Group, do bilionário Jack Ma, planeja se transformar em uma holding financeira supervisionada pelo banco central da China. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (27) pelo “The Wall Street Journal”.

O objetivo da reestruturação de Jack Ma é alinhar o Ant Group às regulações financeiras do país asiático, segundo fontes informaram ao jornal.

O projeto, ainda em deliberação, pode ser finalizado antes de fevereiro, quando a China entra em férias de uma semana no Ano Novo Lunar. Além disso, o plano final precisa ser aprovado pelo Comitê de Estabilidade Financeira e Desenvolvimento, presidido pelo vice-premiê Liu He.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O plano de reestruturação

A orientação dada pelos reguladores chineses foi que a empresa de Jack Ma se torne uma holding financeira em sua totalidade, desta forma, sujeitando-a aos controles mais rígidos sobre o capital.

De acordo com o Wall Street Journal, a reestruturação trará ao Ant um emaranhado de regulamentações semelhantes às que regem os bancos, o que pode afetar seu crescimento e lucratividade.

Segundo Pan Gongsheng, vice do banco central da China, o PBOC, censurou o Ant por desprezar a conformidade regulatória e se envolver em arbitragem regulatória.

Além disso, os reguladores estabeleceram cinco exigências para a empresa, sendo elas:

O Ant formou um grupo de trabalho, liderado pelo presidente-executivo Simon Hu, para trabalhar com os reguladores sobre como retificar seus negócios. A companhia ainda nomeou um diretor de conformidade para supervisionar a reestruturação.

IPO do Ant Group

A companhia chinesa estava preparada para realizar sua oferta pública inicial de ações (IPO), com uma avaliação de US$ 300 bilhões, um valor bem acima das capitalizações de mercado dos maiores bancos do mundo, contudo, teve sua abertura de capital cancelada em novembro do ano passado.

Com a proposta de reestruturação, os principais reguladores financeiros chineses revelaram recentemente estar contentes com o progresso que está sendo feito na empresa.

Na última terça-feira (26), quando questionado durante uma reunião virtual do Fórum Econômico Mundial se o Ant Group vai realizar IPO, o executivo-chefe do PBOC, Yi Gang, revelou que se as leis e regulamentos forem seguidos, “você terá o resultado”.

Sair da versão mobile