Ambipar (AMBP3) substituirá 100% da sua frota por veículos movidos a combustíveis renováveis até 2040

A Ambipar (AMBP3), em linha com suas políticas ESG, acabou de firmar parceria com a Scania e a Dow Chemical para substituir toda a sua frota de veículos até 2040.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Segundo o comunicado da Ambipar, a meta é de ter 100% dos seus veículos movidos a combustíveis renováveis e fontes limpas até o ano de 2040.

A parceria chama-se “Projeto Corredor Sustentável” e prevê mudança da matriz energética de sua frota para caminhões movidos a Gás natural veicular (GNC).

“O Projeto Corredor Sustentável é uma ação da Ambipar que leva mobilidade segura e inteligente para as operações de transporte de produtos químicos para a Dow Chemical. A iniciativa está alinhada às estratégias ESG das companhias e ao objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) em suas operações”, diz a empresa.

O movimento da companhia é embasado em um estudo feito em 2021 pela própria empresa. Nesse levantamento, a Ambipar identificou que a atividade logística era o grande fonte de emissões de gases estufas da empresa.

Essa decisão contribui com outra meta ambiental da empresa, de reduzir em 50% suas emissões até o ano de 2030 e também para as metas do Movimento Net Zero da Rede Brasil do Pacto Global e da plataforma Net Zero do CEBDS e WBCSD. A empresa, vale destacar, é embaixadora e parceira fundadora dos projetos.

Além disso, há um viés estratégico, já que o Corredor Sustentável é estratégico pode aumentar a participação dos serviços logísticos no alcance dos ODS 12 (Produção e Consumo Responsáveis) e ODS 13 (Ação Climática).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ambipar quer mostrar que ‘logística pode ser ESG’

A companhia estima aumentar a descarbonização das suas atividades e ‘mostrar para o mercado brasileiro que segmento logístico possa implementar uma transição energética’.

“Ao aproveitar as características e opções energéticas nacionais, seja capaz de reduzir mais rapidamente as emissões no setor”, diz o comunicado da companhia.

O diretor da companhia, Hélio José Branco Matias, cita que a agenda ESG da empresa deve seguir em expansão nos próximos anos.

“Com a ajuda de nossos parceiros, vamos agir de forma consciente e eficiente, além de impulsionar uma grande transformação no setor logístico e gerar impacto positivo para o meio ambiente”, afirma o diretor da Ambipar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião