Amazon (AMZO34) vai pagar procedimento de aborto de funcionárias dos EUA

Segundo comunicado interno, a Amazon (AMZO34) custeará os custos, que incluem viagem, para “tratamentos médicos sem risco de vida, incluindo abortos” de funcionárias da empresa que tiverem de sair de seu estado para realizar o procedimento. A medida é adotada levando em conta que algumas legislações estaduais barram ou dificultam a interrupção da gravidez.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Para isso, a Amazon deve desembolsar até US$ 4 mil, segundo informações da agência Reuters. A empresa, contudo, não foi a primeira a tomar esta atitude: com as mudanças recentes de legislações estaduais, gigantes como Citigroup, Match Group e Yelp já anunciaram que custearão despesas de aborto de funcionárias.

A medida da Amazon deve entrar em vigor imediatamente, valendo retroativamente a partir de 1º de janeiro deste ano – ou seja, a varejista americana ‘reembolsaria’ uma funcionária que fez o procedimento este ano, porém ainda antes da política interna ser aprovada.

Segundo as informações da Reuters, os novos benefícios serão aplicados a tratamentos que não estão disponíveis dentro de um raio de 161 km da casa de um funcionário e para os quais as opções de atendimento online também não estão acessíveis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A política ficará disponível somente às funcionárias dos EUA, ou a dependentes cobertas por dois planos de saúde, Premera ou Aetna, independentemente de trabalharem em um escritório corporativo ou em um depósito.

Os reembolsos, vale lembrar, não são específicos para o aborto, cobrindo outros tipos de procedimentos. Como exemplo, a Amazon também deve fornecer tratamentos de cardiologia, terapias genéticas celulares e serviços de transtorno de abuso de substâncias.

Além disso, separadamente, a Amazon oferece até US$ 10 mil em reembolsos anuais de viagem para problemas que envolvam risco de vida.

Decisão da Amazon vem em meio à debate jurídico sobre aborto

O benefício concedido, assim como nas demais empresas, vem em meio a várias aprovações de leis estaduais que restringem o acesso ao aborto em suas jurisdições, geralmente em estados comandados por políticos republicanos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Ainda no próximo mês, a Suprema Corte americana deve decidir sobre um caso que pode derrubar Roe x Wade, uma decisão judicial de 1973 que legalizou o aborto nos Estados Unidos.

Caso a lei seja revogada, cada Estado dos EUA passará a ter autonomia para determinar suas próprias regras sobre o aborto.

Nesse contexto, há previsões que estimam que mais de 20 Estados passam a barrar ou restringir o procedimento.

Vendo esse cenário, o Citigroup fez um comunicado citando que a política foi “em resposta a mudanças nas leis de saúde reprodutiva em certos Estados”.

A expectativa é de que até o fim de junho a Suprema Corte tenha decidido sobre o caso.

Ainda assim, a política da Amazon pode seguir em vigor, já que um porta-voz confirmou à BBC News que a expansão do benefício contempla cuidados bariátricos, oncologia, anomalias congênitas até 24 meses após o nascimento do bebê e tratamentos de saúde mental.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião