Alphabet (GOGL34), dona do Google, dispara mais de 7% após decisão judicial; entenda
|
As ações da Alphabet (GOGL34), dona do Google, estão operando em forte alta nesta quarta-feira (3), após uma decisão judicial favorável em um processo antitruste envolvendo companhia. Por volta das 15h, os papéis subiam 9,03% na Nasdaq, cotados a US$ 231,13, na máxima histórica da empresa.

A gigante de tecnologia recebeu uma decisão considerada positiva do juiz federal Amit Mehta em um processo que se estendia há anos. Com isso, a Alphabet não será obrigada a vender o navegador Chrome, uma das medidas mais severas propostas pelo Departamento de Justiça americano (DOJ).
Mesmo reconhecendo que o Google exerce poder de monopólio no mercado principal de buscas, o tribunal não obrigou a empresa a se desfazer de ativos estratégicos, como é o caso do navegador. A alta das ações refletiu na valorização do índice Nasdaq, que caminha para encerrar o dia com ganhos superiores a 1%.
Processo contra a Alphabet se estendia há anos
O processo antitruste foi iniciado pelo Departamento de Justiça dos EUA e um grupo de estados em 2020. As autoridades alegavam que o mecanismo de busca do Google realizava quase 90% das buscas na web, caracterizando monopólio ilegal no mercado de buscas na internet.
O DOJ havia uma série de medidas contra a companhia, incluindo a divisão do Google e a alienação do navegador Chrome. Embora a empresa tenha sido considerada detentora de monopólio ilegal em buscas no ano passado, o juiz rejeitou as consequências mais radicais.
A decisão permite que o Google continue pagando outras empresas para pré-carregar seus produtos. No entanto, a empresa não poderá manter contratos exclusivos que condicionem pagamentos ou licenças.
A sentença significa que o Google poderá continuar pagando bilhões de dólares à Apple para ser o mecanismo de busca padrão nos iPhones.
Além disso, a decisão também assegura que a companhia seguirá controlando o Android, sistema operacional presente em cerca de 70% dos smartphones no mundo. A manutenção deste ativo é considerada fundamental para ampliar a base de usuários dos produtos de inteligência artificial desenvolvidos pela Alphabet.