O gigante chinês do e-commerce Alibaba Group Holding está em negociações para investir US$ 3 bilhões (cerca de R$ 15,81 bilhões) no Grab Holdings, aplicativo de transporte rival da Uber Technologies. As informações foram publicadas nesta segunda-feira (14) pela agência “Bloomberg”, citando pessoas familiarizadas com o assunto.
A companhia chinesa é o único investidor e irá despender parte dos recursos para comprar ações do Grab da norte-americana Uber, afirmou uma das fontes. O acordo poderia representar um dos maiores investimentos do Alibaba no Sudeste Asiático desde seu primeiro aporte na Lazada, em 2016.
Até o momento, a corporação chinesa não entrou de cabeça no segmento de transporte por aplicativo, porém uma possível parceria com o Grab daria ao Alibaba acesso a:
- dados de milhões de usuários em oito países;
- uma frota de entregas crescente;
- carteira digital e serviços financeiros.
Um plano ainda em discussão é de integrar a rede do Grab à Lazada, trazendo para a startup de Cingapura uma teia mais ampla de consumidores, disse uma das pessoas.
O financiamento, de cerca de 20% da avaliação mais recente do Grab de US$ 14 bilhões, aconteceria em meio a preocupações crescentes sobre a capacidade da empresa entregar números em linha com seu valuation e sobre os impactos da pandemia de covid-19.
SoftBank entre Alibaba e Grab
O conglomerado japonês SoftBank possui participações em todos as maiores empresas de transporte por aplicativo do mundo e está no centro das discussões. A holding do CEO Masayoshi Son utilizou sua posição para pressionar a Uber a reduzir sua participação no Grab, assim como na chinesa Didi Chuxing e na russa Yandex, afirmou uma das fontes à agência.
Questionados, representantes do Grab não quiseram comentar o assunto, ao passo que a Uber e o SoftBank não responderam imediatamente a pedidos de comentário da “Bloomberg”. O Alibaba também não comentou.
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