Alckmin anuncia Jorge Viana como novo presidente da Apex

Nesta sexta-feira (30), o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin anunciou o ex-governador do Acre, Jorge Viana, como novo presidente da Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), que é ligada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-Dkp-1.png

Jorge Viana, nomeado por Alckmin, atuou como governador do Acre entre os anos de 1999 e 2006. No período de 2011 a 2019, ele também ocupou o cargo de Senador.

O nomeado por Alckmin possui formação em engenharia florestal pela Universidade de Brasília (UnB).

A equipe do governo Lula descreve Viana como “um defensor de projetos de desenvolvimento sustentável e atuará para fortalecer a competitividade do Brasil nas novas fronteiras da economia, como a bioeconomia e a indústria 4.0″.

Ainda segundo a equipe, o ex-governador do Acre “teve passagens pela iniciativa privada e possui extensa atuação na defesa de pautas ambientais, dentro e fora do Brasil, e recebeu diversos reconhecimentos internacionais por seu trabalho”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Alckmin escolhe nome para Secex

O futuro vice-presidente também comunicou que a atual diretora de relações internacionais da Fiesp, Tatiana Prazeres, passará a liderar a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Entre os anos de 2011 e 2013, Tatiana atuou como secretária da Secex.

A nomeada por Alckmin é graduada em direito e em relações internacionais. Ela ainda possui mestrado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e doutorado em relações internacionais pela UnB.

Vice-presidente eleito atuará como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

No dia 22 de dezembro, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva tinha anunciado que Geraldo Alckmin será ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Na ocasião, o petista disse que “Alckmin vai ter muito trabalho, mas terá imenso sucesso no MDIC. Com sua capacidade de articulação, ele será extraordinário no MDIC”. No dia 4 de janeiro, acontecerá a posse dele como ministro. 

(Com Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-2.png

Silvio Suehiro

Compartilhe sua opinião