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Accenture anuncia 25 mil demissões por causa do coronavírus

Accenture anuncia 25 mil demissões por causa do coronavírus

Accenture anuncia 25 mil demissões por causa do coronavírus

A consultoria Accenture anunciou a demissão de 25 mil funcionários nas próximas semanas por causa dos efeitos econômicos da pandemia de coronavírus (covid-19). Essa redução representa um corte de 5% na força de trabalho total da gigante das consultorias, que tem cerca de 500 mil funcionários em sua sedes em todo o mundo.

O plano de desligamentos foi anunciado por Julie Sweet, diretora-executiva da Accenture, durante uma reunião interna com os líderes globais da consultoria. No começo de março a mesma diretora tinha participado de outra reunião com investidores se dizendo otimista com a posição da empresa frente ao coronavírus e garantindo que a empresa superaria a crise. Na última reunião, porém, o clima foi outro.

Segundo a executiva, a decisão de reduzir a força de trabalho se tornou inevitável frente à queda de demanda causada pela pandemia. Um cenário parecido ao ocorrido com outras grandes empresas do setor, que levou a Accenture a adiar ou cancelar boa parte de seus projetos futuros por causa da redução de custos de seus clientes.

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Por exemplo, nos Estados Unidos, o banco Wells Fargo cortou suas consultorias externas em centenas de milhões e prometeu cortar espantosos US$ 1 bilhão do total de gastos com consultorias nos próximos anos. Globalmente, companhias aéreas como Delta, Air France, Lufthansa e Qantas cortaram praticamente todos seus consultores e, ao mesmo tempo, em setores como turismo, viagens, hotelaria, o trabalho de consultoria foi interrompido abruptamente. De acordo com uma estimativa, a indústria global de consultoria verá um quinto de seu valor evaporar este ano como resultado da pandemia de covid-19.

Na reunião, Sweet salientou como a empresa registrava bons resultados até o final de fevereiro, quando a pandemia começou a se espalhar globalmente, provocando uma contração no crescimento da empresa de 8% para 1%. Uma porcentagem que acabou se reduzindo ainda mais ao longo do período de quarentena em vários países do mundo.

Trimestre difícil para a Accenture

A diretora explicou que pela primeira vez em uma década, no último trimestre a Accenture registrou que a quantidade de horas que seus empregados gastam em serviços pagos por clientes ficou abaixo de 90%, com um décimo da capacidade total de trabalho da empresa ociosa. E isso levou a diretoria a decidir o corte.

Já nos últimos meses a empresa demitiu um grupo de funcionários de baixa performance, e outros foram avisados de que, caso não encontrassem um projeto para trabalhar, também seriam desligados.

A primeira leva de desligamentos ocorrerá no início de setembro com critérios para a ordem de entrada dos colaboradores de acordo com seu desempenho e nível de competência.

O grupo Accenture também implementou economias começando a cortar orçamentos de viagens, reduzir o número de terceirizadas e limitando as contratações.

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