Vale (VALE3) tem alvarás suspensos em MG após incidente e prefeitura exige medidas emergenciais
A Vale (VALE3) informou na noite desta segunda-feira, 26, que recebeu um ofício da Prefeitura de Congonhas (MG) determinando a suspensão dos alvarás de funcionamento das atividades nas unidades de Fábrica e Viga. A medida também impõe à mineradora a adoção de ações emergenciais de controle, monitoramento e mitigação ambiental.
Segundo a companhia, as operações nas duas unidades já foram interrompidas. A Vale afirmou ainda que irá se manifestar dentro dos prazos legais sobre as exigências feitas pelo município, colaborando integralmente com as autoridades e prestando todos os esclarecimentos necessários.
O novo desdobramento ocorre um dia após a empresa comunicar ao mercado um extravasamento de água com sedimentos proveniente de uma cava da mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG). Na ocasião, a Vale informou que não houve feridos e que comunidades não foram atingidas, mas o material alcançou áreas de uma empresa instalada na região. A CSN Mineração declarou que o episódio provocou alagamento de áreas na unidade Pires, de sua propriedade.
Vale reforça que barragens seguem estáveis
Em nota, a Vale voltou a enfatizar que o episódio não tem relação com suas estruturas de contenção. A companhia destacou que suas barragens na região seguem com condições de estabilidade e segurança inalteradas, sob monitoramento contínuo.
Além das medidas determinadas pelo município, a mineradora também buscou tranquilizar o mercado quanto aos impactos financeiros. A empresa afirmou que, apesar da suspensão das atividades nas unidades afetadas, suas projeções operacionais permanecem inalteradas.
No comunicado assinado pelo vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores, Marcelo Feriozzi Bacci, a companhia declarou: “A Vale reitera seu compromisso com a segurança das pessoas e de suas operações, esclarecendo que suas barragens na região seguem com condições de estabilidade e segurança inalteradas, sendo monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana.”