Petroleiros planejam greve nacional contra privatização da Petrobras (PETR4)

Aa Federação Única dos Petroleiros (FUP) anunciou uma agenda de mobilizações em oposição ao plano de privatização da Petrobras (PETR4). A agenda inclui greve nacional dos petroleiros por tempo indeterminado, caso o governo apresente um projeto de lei ao Congresso para privatizar a estatal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

“A FUP e sindicatos decidiram iniciar um novo processo de mobilização da categoria petroleira contra a venda da maior empresa do Brasil e da América Latina. Caso tente privatizar a Petrobras, o governo federal enfrentará a greve mais forte da história da categoria em defesa do patrimônio público nacional”, avisa o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Na segunda (25), o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a sinalizar apoio à privatização da Petrobras, como uma forma de extrair mais rápido o petróleo e gás natural brasileiros, assunto também abordado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. As ações da estatal subiram mais de 6% após as declarações do ministro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“O presidente Jair Bolsonaro falou que estudaria o que iria fazer com a Petrobras. São muitos os motivos [para fazer a privatização]: estamos com crise hídrica, tivemos escândalos de corrupção, são 30 a 40 anos de monopólio no setor elétrico e no de petróleo. Se daqui a 10 ou 20 anos, o mundo inteiro migrar para hidrogênio e energia limpa, abandonando o combustível fóssil, a Petrobras acabar valendo zero daqui a 30 anos”, argumentou Guedes.

“A Petrobras sempre cumpriu seu papel de desenvolvimento nacional e regional, gerando emprego e renda, apesar de, nos governos Temer e Bolsonaro, terem se afastado de seu papel social, que precisa ser resgatado”, afirmou Bacelar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Rodrigo Maia acusa Guedes de usar Petrobras para manipular mercado

Após falas recentes sobre uma possível privatização da Petrobras por parte do Ministro Paulo Guedes, o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que o ministro estaria manipulando o mercado de ações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

“Alguma dúvida de que o Paulo Guedes está operando o mercado? Onde está a CVM???”, disse maia, em referência à Comissão de Valores Mobiliários.

Em seguida, Maia compartilhou uma captura de tela em que mostra a alta do preço da Petrobras na bolsa de valores. Com as especulações sobre a privatização da petroleira, as ações preferenciais subiram 6,7% em relação ao preço do pregão anterior.

(Com Agência Estado)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Bruno Galvão

Compartilhe sua opinião