Suno Artigos

Todo Investidor Deveria Imprimir Este Artigo e Pendurar na Parede (parte 1)

Semana passada eu li um artigo no site MarketWatch e que me inspirou a escrever o que seria a “versão brasileira” dele, utilizando-se de exemplos nacionais.

Nada melhor do que mostrar em imagens aquilo que acreditamos na Suno. Um exemplo traduzido em gráfico ajuda a fixar conceitos importantes.

É sempre importante ter cuidado com o que falam sobre investimentos. Veja se o que falam possui embasamento na prática.

Algumas frases que ouvimos, e que pretendemos refutar com imagens:

“Fundos imobiliários não valorizam”

No gráfico abaixo podemos ver o índice dos FII´s – o IFIX – contra o IBOVESPA desde sua criação em 2011.

Fonte: Economatica – Suno Research

Os fundos mais antigos, na média, superaram com grande folga o Ibovespa e o CDI no período.

“Renda variável no Brasil é perdedora”

É verdade que os últimos anos foram desafiadores para o IBOVESPA. Mas quando comparamos um prazo longo, o IBOVESPA superou o Dow Jones, um dos principais índices da bolsa americana.

No gráfico abaixo, em azul podemos ver o IBOVESPA e em vermelho o Dow Jones. Fizemos o gráfico em base 100 e baseado em dólar nos dois índices.

Fonte: Economatica – Suno Research

Como você pode notar a bolsa brasileira é mais volátil, para cima e para baixo: nossos anos bons são fenomenais e nossos anos ruins são péssimos.

Mas uma coisa não se pode negar: que investe pensando num prazo longo se deu bem apostando no Brasil, que desde a criação do IBOVESPA valorizou-se 11% ao ano, uma das maiores valorizações do planeta no mesmo período.

“Empresa boa só valoriza.”

Isso pode até ser verdade no longo prazo. Mas no curto prazo todas as empresas estão sujeitas a desvalorizações expressivas.

Acredito que seja um consenso que a Ambev seja uma empresa boa, com alta rentabilidade, geração de caixa, baixo endividamento e uma gestão exemplar.

Nada disso impediu dela perder quase 50% de seu valor em um período de seis meses no ano de 2008.

Fonte: Economatica – Suno Research

As cotações foram severamente impactadas pela crise do subprime americano, assim como praticamente todas as empresas listadas.

Se você é um investidor em ações você precisa saber que suas ações em algum momento vão sofrer quedas nas cotações. Isso é normal. Mesmo a Berkshire Hathaway já caiu 50% ou mais em quatro ocasiões distintas. Isso acontece até por crises econômicas.

Esteja preparado.

A boa notícia é que, geralmente, as crises passam e as boas empresas prosperam. No caso da Ambev, passados quase dez anos, suas ações valem hoje cerca de dez vezes mais do que valiam na mínima deste gráfico.

Quem vendeu na mínima perdeu a grande valorização do papel.

Sair da versão mobile