Suno Artigos

RSI: Conhecendo o indicador Relative Strength Index

rsi

O RSI é uma ferramenta para análise técnica. Esse método de investimento de alto risco busca obter ganhos através da previsão de oscilações de curto prazo no mercado financeiro. Ao contrário da análise fundamentalista, o modelo desconsidera os reais motivadores por detrás das mudanças de preço.

O RSI foi criado sob o modelo de J. Welles Wilder Jr., engenheiro mecânico e analista técnico norte-americano. Ele foi o responsável por originar outras ferramentas utilizadas em softwares de análise técnica.

O que é RSI?

O RSI ou Relative Strength Index é um indicador que foi concebido para rastrear a tendência de preço de um ativo. Também é conhecido em português como Índice de Força Relativa (IFR). O indicador é popular junto a grafistas e analistas técnicos para interpretação da força de um ativo (relação de comprados versus vendidos).

O indicador RSI avaliará duas condições principais: sobrevendas e sobrecompras dos ativos financeiros. Como se trata de um indicador de força relativa para análise técnica, os adeptos desse método controverso costumam alinhar seus sinais com outro indicador de força ou de volume.

A escala do Relative Strength Index vai de 0 a 100. O indicador marcará sobrecompra se estiver acima da região de 70 pontos. E sinalizará que há uma sobrevenda se estiver abaixo da região dos 30 pontos. Regiões de sobrevenda e sobrecompra são sinais para o mercado  fazer movimentos para corrigir ou reverter a tendência, como o chamado pullback.

Assim, o RSI possui algumas características dos indicadores clássicos da arriscada filosofia de análise técnica, os quais podem ser classificados em:

A função do Relative Strength Index é tentar avaliar:

Quer aprender a avaliar corretamente o preço de ativos financeiros? Faça o curso online de valuation e precificação de ativos da Suno.

Calculo do RSI

A fórmula do RSI é dada pelo seguinte cálculo:

Sendo que RS é dado pela fórmula:

O cálculo do RSI medirá a dinâmica do ativo, afim de tentar prever, principalmente, os períodos com maiores ganhos e prejuízos.

O conceito do método é abordado por Wilder no livro New Concept in Technical Trading Systems (Novo Conceito em Sistemas de Técnicas de Negociação, em tradução livre), publicado em 1978. Atualmente, o RSI é um dos indicadores mais estudados pelos investidores e adeptos da estratégia de trading.

Uma confusão que é feita por causa o nome do indicador é a de que poderia ser feita com ele uma relação de comparação considerando um grupo de diversos ativos. Mas, na prática, o Relative Strength Index só analisa os valores expressos da força interna de um único ativo.

Outra característica dessa técnica é que os valores sempre serão absolutos na métrica, e não relativos. Por isso, é possível analisar os diversos intervalos, como: 5 períodos, 9 períodos ou 14 períodos.

Foi possível aprender mais sobre o que é RSI com esse artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Sair da versão mobile