Suno Artigos

Conheça a melhor época para comprar diversos produtos

melhor época para comprar

Normalmente nos finais de ano pessoas acabam gastando mais dinheiro, principalmente com compras para o natal. Apesar disso, essa não é a melhor época para comprar.

Embora poucas pessoas se façam essa pergunta, a verdade é que por euforia deixamos de economizar uma boa quantia de dinheiro todo ano por não saber qual é a melhor época para comprar.

Qual a melhor época para comprar?

Existem produtos que possuem algumas peculiaridades. E por essa razão acabam saindo mais barato em algumas épocas do ano. Por isso é importante atentar-se sobre a melhor época para comprar.

Existe a lei da oferta e procura que quando a procura por um serviço é maior do que a oferta, o preço dele sobe.

O mesmo ocorre no sentido inverso. Sempre que a oferta é maior do que a procura, o preço cai. Dessa maneira, em algumas épocas do ano há menor procura por alguns produtos e automaticamente as lojas acabam aumentando as promoções.

Quer controlar melhor o orçamento familiar? Baixe a planilha da Suno Research de Orçamento Familiar.

E qual é o melhor mês para comprar?

Essa é uma questão que não pode ser respondida de maneira objetiva, pois para cada produto ou serviço costuma ter uma melhor época para compra. Para exemplificar, o mês de dezembro é um período onde tudo sobe de preço, afinal, há um aumento na procura.

No entanto, como é verão nessa época, os preços de roupas de inverno costumam ser mais baratos, mesmo havendo maior procura por roupas em geral. Esse pode ser uma período interessante para realizar a aquisição desse tipo de produto.

Assim como existe a melhor época para comprar roupas também existe a melhor época para comprar passagem aérea. Que normalmente ocorre nos meses onde poucos tiram férias como em Abril, Maio, Agosto ou Setembro por exemplo.

Também há o melhor mês para comprar carro que normalmente é em Janeiro e Fevereiro onde o consumo está desaquecido.

Melhor época para comprar eletrônicos

Assim como ocorre nos demais segmentos há também a melhor época para comprar eletrodomésticos bem como a melhor época para comprar notebooks.

Nesse caso, os meses de Janeiro, Fevereiro e Março são os ideais. Pois, nesse época do ano o consumo das famílias acaba sendo direcionado geralmente para pagamentos como IPVA, material escolar, IPTU, entre outros.

Então, para equilibrar o faturamento as empresas que vendem eletrodomésticos acabam colocando bastante promoção nessa época do ano. Por isso é muito importante fazer um bom planejamento financeiro.

Comprando na hora certa é possível economizar todo ano

Caso a compra de produtos seja feita na hora certa, é possível economizar dinheiro durante todo ano.

Por isso é bastante importante acompanhar o mercado. Procurar entender a dinâmica de cada segmento, e encontrar o momento certo da compra. Muitas vezes a economia pode ser bastante expressiva.

Foi possível saber sobre melhor época para comprar? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Sair da versão mobile