Suno Artigos

Indicadores de atividade: quais são os mais importantes e como calculá-los?

Indicadores de atividade

indicadores-de-atividade

Os indicadores de atividade são uma parte vital da administração de empresas, auxiliando no controle e otimização dos processos do ciclo operacional empresarial.

Portanto, o ciclo operacional de uma empresa pode ser avaliado através dos indicadores de atividade: quanto mais baixo o indicador, melhor a empresa está se saindo, o mesmo com os indicadores do ciclo de caixa.

O que são indicadores de atividade?

Os indicadores de atividade têm o objetivo de, essencialmente, mensurar as várias etapas do ciclo de uma empresa. Tais processos, medidos pelos indicadores de atividade, vão da gestão de estoques até o prazo dado aos clientes a partir das vendas de mercadorias.

Estes indicadores são essenciais para a gestão de uma empresa. Também têm a função de medir os processos do ciclo empresarial.

Tais indicadores auxiliam no gerenciamento do capital de giro. Porém, em períodos com alta inflação e aumento do custo de captação bancária, eles são mais úteis.

Principais indicadores de atividade

1. Prazo Médio de Estocagem (PME)

Também chamado de Prazo Médio de Rotação de Estoques. Aponta a eficiência de administração dos estoques e a agilidade operacional produtiva.

Corresponde ao período entre o tempo em que o produto permanece armazenado até sua venda.

Quanto maior for o PME, mais prazo para os artigos do estoque permanecerem armazenados, o que significa maior necessidade de recursos financeiros.

A fórmula do PME é:

2. Prazo Médio de Recebimento dos Clientes (PMR)

Metodologia como a do cálculo do PME, visto que as receitas de vendas totais são calculadas ao se considerar o preço unitário das vendas, multiplicado pela quantidade de produtos vendidos.

A fórmula do PMR é:

3. Prazo Médio de Pagamento aos Fornecedores (PMP)

A PMP é conseguida com média do fornecedor dividida pelo CMV, sendo o resultado multiplicado por 360.

A fórmula do PMP é:

As Compras Anuais Médias, por sua vez, são apuradas da seguinte maneira: Custo das Vendas menos Estoque Inicial, mais Estoque Final.

Somando-se o Prazo Médio de Estocagem ao Prazo Médio de Recebimento dos Clientes, chega-se ao indicador do ciclo operacional, que mostra o tempo da gestão interna da empresa em relação ao processo produtivo e aos prazos dados aos clientes para que as vendas sejam efetuadas.

A partir dos dados do ciclo empresarial, consegue-se então o prazo que a empresa obtém com seus fornecedores para aquisição de matérias-primas.

Quanto maior for o prazo para pagamento aos fornecedores, melhor para o caixa da empresa.

Indicadores de atividade financeira

Existem também os indicadores de atividade financeira da empresa, que medem o ciclo financeiro da mesma.ndicadores de atividade financeira apontam a situação do ciclo financeiro, que é o período desde a efetuação dos pagamentos até o recebimento dos clientes.

Durante tal ciclo, a empresa financia o ciclo operacional. O ideal é que esse período não seja muito grande, visto que tornaria o ciclo operacional muito caro.

Rotação de Ativo

Dentro dos indicadores de atividade financeira, a Rotação de Ativo (RE) indica quantas vezes se conseguiu recuperar o ativo, diante das vendas realizadas no período.

Quanto maior o RE, melhor para a empresa, tendo em vista, no entanto, o ramo da organização considerada.

A fórmula da Rotação de Ativo é:

Se você quer entender mais como analisar indicadores de atividade de uma empresa, conte com a ajuda da Suno. Disponibilizamos a você, gratuitamente, o curso Valuation e Precificação de Ativos.

Sair da versão mobile