Suno Artigos

Como funciona um Fundo de Direitos Creditórios Não-Padronizados (FIDC-NP)?

fidc-np

Com a evolução no ambiente de investimentos, o mercado brasileiro vem apresentando opções cada vez mais variadas. Porém, a maioria ainda continua desconhecida pelo grande público. Esse é o caso, por exemplo, dos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios Não-Padronizados – os FIDC-NP.

Por reunir ativos com um nível maior de risco, essa tipo de fundo de investimento acaba apresentando uma ótima rentabilidade – principalmente quando comparada a outros produtos financeiros mais tradicionais. Mas por ter um caráter mais restrito, o investimento em FIDC-NP permanece pouco explorado pelo mercado em geral.

O que é um FIDC-NP?

Um FIDC-NP é um fundo de investimento em renda fixa que aplica pelo menos 50% do seu capital em direitos creditórios não-padronizados. Esses direitos, também chamados de “recebíveis”, representam uma série de valores que uma empresa tem a receber no curto, médio e longo prazo.

Ou seja, por meio de um processo conhecido como securitização, ativos como vendas a prazo, cheques, duplicatas, dívidas, parcelas de cartão de crédito, são reunidos e “convertidos” em um título. Dessa forma, o FIDC-NP atua comprando esses títulos por menos que eles valem. O lucro desse investimento vem da diferença entre o que o fundo pagou e o que ele vai receber ao cobrar as dívidas no futuro.

Qual a diferença entre um FIDC e um FIDC-NP?

Existem dois tipos de Fundo de Investimento em Direitos Creditórios: o FIDC padronizado e o FIDC Não-Padronizado. A diferença entre eles está no nível de risco dos ativos que cada um pode adquirir.

Ou seja, um FIDC “tradicional” só pode investir em títulos de crédito convencionais, que são mais seguros e não apresentam nenhuma particularidade.

Mas um FIDC-NP, além dos títulos convencionais, também pode adquirir direitos creditórios com maior risco, como:

Dessa forma, como um FIDC-NP investe em ativos de maior risco e menor liquidez, os rendimentos oferecidos costumam ser maiores do que a média.

Como funciona um FIDC-NP?

Por ser um fundo de investimento, um FIDC é bastante semelhante a outros fundos disponíveis no mercado. As suas principais características de funcionamento são:

Vantagens dos FIDC-NP

Desvantagens dos FIDC-NP

Vale a pena investir em um FIDC-NP?

Como o FIDC-NP exige que o investidor tenha uma carteira de investimentos com pelo menos 10 milhões, nem todas as pessoas conseguem acessar esse tipo de fundo.

Porém, para quem tem condições, o FIDC-NP é uma ótima alternativa para investidores um tolerância de risco mais avançada. Eles podem ser interessantes principalmente para uma estratégia de diversificação de carteira – já que sua rentabilidade é bem elevada para um produto de renda fixa.

Sair da versão mobile