As despesas financeiras exercem um papel fundamental dentro de uma estrutura de Demonstrativos de Resultados de Exercício (DRE) de uma empresa.
Assim sendo, saber as principais peculiaridades a respeito das despesas financeiras de um negócio e a sua ligação direta com o seu grau de alavancagem financeira é muito importante para um investidor de valor.
O que são despesas financeiras?
As despesas financeiras são aquelas referentes aos valores de encargos e juros que uma empresa contraiu em empréstimos e financiamentos, que devem ser pagas aos credores. Além disso, é um dos indicadores presentes na estrutura de uma Demonstrativos de Resultados de Exercício (DRE).
Logo, essa linha presente na grande maioria dos DRE’s possui uma relação direta com o nível de endividamento de uma empresa.
Despesas Financeiras – Exemplo
Para uma maior compreensão desse termo, tome-se como exemplo de despesas financeiras o caso da DRE referente ao 1T18 da empresa Unipar Carbocloro.
A Unipar Carbocloro é uma companhia que possui atividades preponderantes nas seguintes verticais:
- Fabricação de cloro;
- Derivados de cloro;
- Soda cáustica;
A empresa é ainda a acionista controladora da Unipar Indupa S.A.I.C., empresa argentina produtora de PVC (policloreto de vinila), soda cáustica e cloro na Argentina e no Brasil.
As ações da Unipar estão listadas na B3 – Brasil, Bolsa e Balcão e são negociadas através dos tickers UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
Acima, é possível visualizar a demarcação da linha referente aos referenciados custos relativos aos compromissos financeiros da Unipar feitos até o período anterior ao primeiro trimestre de 2018.
Nessa altura, é interessante mencionar que, no mesmo período utilizado no exemplo acima, o saldo de Dívida Líquida Consolidada da companhia era de R$ 352,3 milhões.
Percebe-se, com isso, que de fato existe bastante coerência no fato de uma companhia apresentar, em suas DREs, o saldo de custo proveniente dos juros atribuídos a seus compromissos financeiros.
Uma peculiaridade sobre as despesas financeiras
É importante destacar, aqui, que a Unipar, além dos custos provenientes da sua dívida, possui também receitas financeiras.
Isso se explica pelo fato da empresa possuir um montante relevante de seu caixa destinados a aplicações financeiras.
Como todo e qualquer tipo de investimento feito com coerência no mercado financeiro, a Unipar também colhe os justos frutos dessas aplicações.
Em sua DRE, essa “rentabilidade extra” recebe o nome de Receitas Financeiras.
Despesas Financeiras Contabilidade
Conforme foi possível perceber no exemplo da Unipar, as despesas financeiras na contabilidade apresentam um papel relevante.
Por conta disso, o nível de alavancagem de uma empresa deve ser observado com bastante atenção e cautela por parte de um investidor interessado em uma associação de longo prazo em um negócio.
Dívidas são uma das principais causas de mortalidade das companhias, e a sua influência na lucratividade dos negócios precisa ser sempre levada em consideração.
Assim sendo, fica fácil entender que, quanto maior a dívida de uma empresa, maior serão os custos provenientes desses compromissos e, portanto, maior será o impacto dessa obrigação em seus resultados.
Conclusão
Já disse certa vez ninguém menos que Warren Buffett:
“Contabilidade é a língua dos negócios.”
Por conta disso, avaliar com meticulosidade a saúde financeira de um negócio através dos seus balanços contábeis é extremamente importante para um investidor de longo prazo.
Neste sentido, a avaliação da qualidade de uma dívida, assim como o seu impacto na linha de despesas financeiras em sua DRE precisa ser uma atitude praticamente automática a ser tomada por toda e qualquer pessoa interessada por investimentos de valor.